Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53320

Compartilhe esta página

Título: Mentoria acadêmica: a identificação do papel do mentor na relação orientador/orientando no curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste.
Autor(es): SILVA, Carla Vitoria Domingos da
Palavras-chave: Administração; Orientacao; Mentoria
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: SILVA, Carla Vitória Domingos da. Mentoria acadêmica: a identificação do papel do mentor na relação orientador/orientando no curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2023.
Abstract: O curso de Administração desempenha um papel fundamental no avanço social e econômico da sociedade. Sendo a disciplina mais amplamente oferecida por diversas universidades do Brasil e do Mundo. O Curso atrai um amplo espectro de estudantes interessados em adentrar no campo da gestão e negócios. Assim, a diversidade de possibilidades e aprendizados que o curso propõe a realizar, também necessidade de profissionais capacidades para garantir o melhor desempenho desse aprendizado. Aqui, surge a possibilidade do uso das ferramentas de mentoria acadêmica. A mentoria acadêmica é um processo no qual um indivíduo mais experiente e qualificado, conhecido como mentor, oferece orientação, aconselhamento e suporte a um estudante ou profissional menos experiente, conhecido como orientado ou mentorando, em questões relacionadas à sua formação educacional ou carreira acadêmica. Assim, presente trabalho propõe a determinar se há elementos de mentoria na relação orientador/orientando nos trabalhos de conclusão de curso de administração da UFPE, sob a ótica do orientando. Para tal foi realizado um questionário semiestruturado, a partir do modelo de autoeficácia acadêmica e a MBS (Mentor Behavior Scale) de Pascale Brodeur, para as dimensões de Estrutura, Envolvimento, Suporte à Autonomia e Suporte ao Desenvolvimento das Habilidades. Dos Resultados, 38 estudantes responderam ao questionário composto por 15 perguntas com base no MBS, além das sociodemográficas. Assim, foi observado uma média 4,13 (±1,81), o que corrobora com uma percepção geral positiva para ótima da relação mentor-mentorado do curso de administração do UFPE-CAA. Concluiu-se que o uso de mentoria é um instrumento positivo para o desenvolvimento pleno dos estudantes de administração do CAA, além de ser um diferencial para resultados assertivos no desenvolvimento desses estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53320
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Carla Vitória Domingos da Silva.pdf420,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons