Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53330

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Flavia Cristina Gomes Catunda de-
dc.contributor.authorBERNARDO, Andrewemerson Carlos de França-
dc.date.accessioned2023-10-30T22:45:20Z-
dc.date.available2023-10-30T22:45:20Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationBENARDO, Andrewemerson Carlos de França. Elaboração de roteiros e criação de vídeos sobre a história dos elementos químicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Química-licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53330-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta como problema central a possibilidade de desmistificar visões deformadas do ensino de ciências a partir da história dos elementos químicos. Para isso, o autor elaborou 35 roteiros e criou 35 vídeos didáticos com informações histórico-científicas sobre os elementos químicos e suas aplicações na sociedade. A criação dos vídeos, teve como intuito construir a autonomia do autor e incentivar os leitores a se desenvolverem nesta área. Após a criação os vídeos foram publicados no youtube e categorizados no trabalho com a finalidade de desmistificar as visões deformadas da ciência e ainda apresentar temáticas das quais podem ser atreladas ao uso dos vídeos produzidos. Dessa forma os vídeos conseguiram responder a questão problema e ainda levaram ao desenvolvimento autônomo esperado.pt_BR
dc.format.extent75ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória das ciênciaspt_BR
dc.subjectVideospt_BR
dc.subjectElementos químicospt_BR
dc.subjectVisões deformadas da ciênciapt_BR
dc.titleElaboração de roteiros e criação de vídeos sobre a história dos elementos químicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0023581510854167pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1891314413056310pt_BR
dc.description.abstractxThis work addresses, as its central issue, the possibility of demystifying distorted views of science education through the history of chemical elements. To achieve this, the author developed 35 scripts and created 35 educational videos with historical and scientific information about chemical elements and their applications in society. The creation of these videos aimed to empower the author and encourage readers to develop their knowledge in this field. After their creation, the videos were published on YouTube and categorized in the research with the goal of demystifying distorted views of science and also presenting themes that can be linked to the use of the produced videos. In this way, the videos successfully addressed the research question and contributed to the expected autonomous development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Andrewemerson Carlos de França Bernardo.pdf20,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons