Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53334

Compartilhe esta página

Título: Como o medo do crime influencia a promoção de uma cidade inteligente.
Autor(es): CANUTO, Wyllyan Ramon Vieira
Palavras-chave: Criminalidade; Políticas públicas; Cidades inteligentes; Violência; Medo do crime; Equipamentos comunitários
Data do documento: 2-Out-2023
Citação: VIEIRA CANUTO, Wyllyan Ramon. Como o medo do crime influencia a promoção de uma cidade inteligente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso Wyllyan Ramon Vieira Canuto - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: A segurança pública é um tema frequentemente debatido pelos órgãos públicos no Brasil, representando um problema de extrema gravidade. Este problema é atribuído à educação precária, à desigualdade social e às políticas sociais ineficazes, culminando na transformação da criminalidade em uma questão de saúde pública no país. Há uma conexão evidente entre o crescimento das cidades, a escassez de empregos e o aumento da violência. Este estudo se concentrou na cidade de Caruaru, em Pernambuco, onde a incidência de crimes historicamente se mantinha alta. Em resposta a essa situação, os órgãos públicos decidiram implementar um plano de políticas de segurança em 2017, que resultou na criação do equipamento comunitário conhecido como Via Parque. Este projeto teve um impacto significativo na redução dos índices de criminalidade na cidade, melhorando consideravelmente a qualidade de vida da população. O alto nível de criminalidade causa um sentimento de insegurança na população, levando as pessoas a evitarem certas áreas da cidade com medo de se tornarem vítimas de crimes, o que é conhecido como o 'Medo do Crime'. A decisão de investir em equipamentos públicos, sejam eles destinados ao lazer, mobilidade, educação, saúde ou segurança, é uma característica de uma cidade inteligente. Esse termo é utilizado para descrever uma cidade na qual os gestores conseguem combinar tecnologia e sustentabilidade, promovendo a participação ativa da população na criação de políticas eficazes para enfrentar os desafios que a cidade enfrenta. Neste sentindo, o presente estudo busca responder como o medo do crime influencia na promoção de uma cidade inteligente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53334
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Wyllyan Ramon Vieira Canuto.pdf
  Item embargado até 2025-10-30
1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons