Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guarana, Carla Patrícia Acioli Lins | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Tayna Margarida da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T00:03:50Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T00:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Tayna Margarida da. A formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336 | - |
dc.description.abstract | Diante do crescente número de matrículas dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação nas escolas brasileiras nos últimos anos, este estudo objetiva compreender como acontece a formação continuada dos professores que atuam em sala do ensino regular com o público-alvo da Educação Especial dentro da rede de ensino no município de Bonito-PE. Contamos com suporte teórico Furtado (2017), Santos (2010), Pimenta (1996) e Veiga (2008) para entender as perspectivas e abordagens sobre a temática de formação continuada. Apresentamos legislações e políticas nacionais voltadas para a Educação Inclusiva juntamente com Glat e Blanco (2007) e Sánchez (2007). Esta pesquisa é qualitativa segundo Minayo (2007), a análise dos dados foi realizada segundo a abordagem teórico-metodológica de Bardin (2016). A partir de entrevistas semiestruturadas refletimos sobre a ausência de formações continuadas no campo da Educação Especial na rede de ensino, os fatores que limitam o corpo docente a buscarem especializações na área, refletimos sobre as contribuições que as formações na perspectiva inclusiva trazem para o desenvolvimento de práticas inclusivas nas escolas regulares. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Ensino regular | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/7587903740769684 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1756289961986779 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Tayna Margarida da Silva.pdf | 366,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons