Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuarana, Carla Patrícia Acioli Lins-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Tayna Margarida da-
dc.date.accessioned2023-10-31T00:03:50Z-
dc.date.available2023-10-31T00:03:50Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Tayna Margarida da. A formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336-
dc.description.abstractDiante do crescente número de matrículas dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação nas escolas brasileiras nos últimos anos, este estudo objetiva compreender como acontece a formação continuada dos professores que atuam em sala do ensino regular com o público-alvo da Educação Especial dentro da rede de ensino no município de Bonito-PE. Contamos com suporte teórico Furtado (2017), Santos (2010), Pimenta (1996) e Veiga (2008) para entender as perspectivas e abordagens sobre a temática de formação continuada. Apresentamos legislações e políticas nacionais voltadas para a Educação Inclusiva juntamente com Glat e Blanco (2007) e Sánchez (2007). Esta pesquisa é qualitativa segundo Minayo (2007), a análise dos dados foi realizada segundo a abordagem teórico-metodológica de Bardin (2016). A partir de entrevistas semiestruturadas refletimos sobre a ausência de formações continuadas no campo da Educação Especial na rede de ensino, os fatores que limitam o corpo docente a buscarem especializações na área, refletimos sobre as contribuições que as formações na perspectiva inclusiva trazem para o desenvolvimento de práticas inclusivas nas escolas regulares.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Continuadapt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.titleA formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7587903740769684pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1756289961986779pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Tayna Margarida da Silva.pdf366,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons