Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336

Comparte esta pagina

Título : A formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular.
Autor : SILVA, Maria Tayna Margarida da
Palabras clave : Formação Continuada; Educação Especial; Ensino regular; Educação Inclusiva
Fecha de publicación : 29-sep-2023
Citación : SILVA, Maria Tayna Margarida da. A formação continuada de professores no campo da educação especial: os desafios e as contribuições para o desenvolvimento de práticas de ensino inclusiva em salas do ensino regular. Trabalho de Conclusão de curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Diante do crescente número de matrículas dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação nas escolas brasileiras nos últimos anos, este estudo objetiva compreender como acontece a formação continuada dos professores que atuam em sala do ensino regular com o público-alvo da Educação Especial dentro da rede de ensino no município de Bonito-PE. Contamos com suporte teórico Furtado (2017), Santos (2010), Pimenta (1996) e Veiga (2008) para entender as perspectivas e abordagens sobre a temática de formação continuada. Apresentamos legislações e políticas nacionais voltadas para a Educação Inclusiva juntamente com Glat e Blanco (2007) e Sánchez (2007). Esta pesquisa é qualitativa segundo Minayo (2007), a análise dos dados foi realizada segundo a abordagem teórico-metodológica de Bardin (2016). A partir de entrevistas semiestruturadas refletimos sobre a ausência de formações continuadas no campo da Educação Especial na rede de ensino, os fatores que limitam o corpo docente a buscarem especializações na área, refletimos sobre as contribuições que as formações na perspectiva inclusiva trazem para o desenvolvimento de práticas inclusivas nas escolas regulares.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53336
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Tayna Margarida da Silva.pdf366,89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons