Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53338

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorTORRES, José Davi Santos-
dc.date.accessioned2023-10-31T00:30:46Z-
dc.date.available2023-10-31T00:30:46Z-
dc.date.issued2023-10-05-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationTORRES, José Davi Santos. Formação de cidadãos/ sujeitos históricos: um olhar a partir da disciplina de História no 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na cidade de São Caitano-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53338-
dc.description.abstractEste artigo busca discutir e refletir as questões relacionadas à formação de cidadãos/ sujeitos históricos a partir das experiências do autor, das contribuições dos professores colaboradores, que são da rede pública de ensino da cidade de São Caitano-PE, e dos teóricos, tais como: ZUCCHI (2012), JUNIOR (2011), BITTENCOURT (2010) e CAMPOS (2012). Objetivou-se a compreensão dos aspectos que estão relacionados à aproximação ou distanciamento dos estudantes à disciplina, pelo olhar do docente. Analisando a LDB, os PCNs e a BNCC. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário de questões abertas e fechadas, que possibilitaram aos participantes a liberdade de fala e de colocações. Para analisar tais dados, foi realizada a Análise de Conteúdo, segundo BARDIN (1977). Neste sentido, essa pesquisa é qualitativa e explicativa, pois lida com experiências de vida, a partir das vivências compartilhadas nas aulas da disciplina de História. Tais experiências demonstram uma continuação da história da humanidade, uma vez que, estimulados a tomada de consciência da formação cidadã, construiremos a nossa própria, enquanto sujeitos históricos, tendo como resultado a nossa emancipação. Todo esse percurso, aqui discutido, iniciado nas aulas de História, de maneira interdisciplinar.pt_BR
dc.format.extent28p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação de Sujeitos Históricospt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titleFormação de cidadãos/ sujeitos históricos: um olhar a partir da Disciplina de História no 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na cidade de São Caitano-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5662862517799353pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9005332507052601pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JOSÉ DAVI SANTOS TORRES.docx (1).pdf328,41 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons