Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53338
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Ana Maria de | - |
dc.contributor.author | TORRES, José Davi Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T00:30:46Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T00:30:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, José Davi Santos. Formação de cidadãos/ sujeitos históricos: um olhar a partir da disciplina de História no 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na cidade de São Caitano-PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53338 | - |
dc.description.abstract | Este artigo busca discutir e refletir as questões relacionadas à formação de cidadãos/ sujeitos históricos a partir das experiências do autor, das contribuições dos professores colaboradores, que são da rede pública de ensino da cidade de São Caitano-PE, e dos teóricos, tais como: ZUCCHI (2012), JUNIOR (2011), BITTENCOURT (2010) e CAMPOS (2012). Objetivou-se a compreensão dos aspectos que estão relacionados à aproximação ou distanciamento dos estudantes à disciplina, pelo olhar do docente. Analisando a LDB, os PCNs e a BNCC. Para a coleta de dados, foi utilizado questionário de questões abertas e fechadas, que possibilitaram aos participantes a liberdade de fala e de colocações. Para analisar tais dados, foi realizada a Análise de Conteúdo, segundo BARDIN (1977). Neste sentido, essa pesquisa é qualitativa e explicativa, pois lida com experiências de vida, a partir das vivências compartilhadas nas aulas da disciplina de História. Tais experiências demonstram uma continuação da história da humanidade, uma vez que, estimulados a tomada de consciência da formação cidadã, construiremos a nossa própria, enquanto sujeitos históricos, tendo como resultado a nossa emancipação. Todo esse percurso, aqui discutido, iniciado nas aulas de História, de maneira interdisciplinar. | pt_BR |
dc.format.extent | 28p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação de Sujeitos Históricos | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.title | Formação de cidadãos/ sujeitos históricos: um olhar a partir da Disciplina de História no 5º ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, na cidade de São Caitano-PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5662862517799353 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9005332507052601 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSÉ DAVI SANTOS TORRES.docx (1).pdf | 328,41 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons