Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do-
dc.date.accessioned2023-10-31T15:22:07Z-
dc.date.available2023-10-31T15:22:07Z-
dc.date.issued2023-07-25-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do. Grupo no whatsapp da sala de aula de graduandos: a influência do clima. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360-
dc.description.abstractEsta tese tem como benefício aplicar, de forma pioneira, os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Para isso, foram realizadas 5 etapas: I) identificou a utilização e influência do WhatsApp na educação; II) explicou o clima, os motivos, métodos e considerações para mensurá-lo na educação; III) demonstrou a confiabilidade e validade sobre os principais instrumentos de medição da psicometria; IV) relatou os meios para mensurar o clima e sua influência nos grupos e V) diagnosticou o clima nos grupos e sua influência nas atividades acadêmicas. A formulação dessas etapas contemplou 192 bibliografias. Também, foi realizado um estudo de caso em 9 instituições de ensino superior no município de Caruaru-PE, sendo 3 públicas, 3 particulares presenciais e 3 particulares semipresenciais. Além disso, foram aplicados 2.401 questionários, sendo 34% alocados nas instituições públicas, 33% nas particulares presenciais e 33% nas semipresenciais. Em seguida, os dados foram tabulados e submetidos a um processo estatístico, no qual incluiu adequação dos dados, verificação da adequação dos dados para realizar análise fatorial, análise fatorial e componente principal, consistência interna e teoria de resposta ao item. Os resultados expuseram e ratificaram as existências dos climas de engajamento, estrutura, conteúdo e ambiente acadêmico nos grupos. Além de mensurar suas influências nos comportamentos. Neste contexto, foi possível diagnosticá-los, principalmente, nas atividades acadêmicas. De modo geral, esta tese comprovou que é possível aplicar os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Portanto, há um amplo caminho que pode ser explorado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectAnálise fatorialpt_BR
dc.titleGrupo no whatsapp da sala de aula de graduandos : a influência do climapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4623612109858777pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465148175791735pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThis thesis has the benefit of applying, in a pioneering way, climate studies in WhatsApp groups in undergraduate classrooms and diagnosing their influence on academic activities. For this, 5 steps were performed: I) identified the use and influence of WhatsApp in education; II) explained the climate, reasons, methods and considerations to measure it in education; III) demonstrated the reliability and validity about the main measuring instruments of psychometry; IV) reported the means to measure the climate and its influence on the groups and V) diagnosed the climate on the groups and its influence on academic activities. The formulation of these stages included 192 bibliographies. Also, was performed a case study in 9 higher education institutions in the city of Caruaru-PE, 3 public, 3 face-to-face private and 3 blended private. In addition, 2,401 questionnaires were applied, of which 34% were allocated to public institutions, 33% in private face-to-face and 33% in blended. Then, the data were tabulated and submitted to a statistical process, which included data adequacy, verification of data adequacy to perform factor analysis, factor analysis and principal component, internal consistency and item response theory. The results exposed and ratified the existence of climates of engagement, structure, content and academic environment in the groups. In addition to measuring its influences on behavior. In this context, it was possible to diagnose them, mainly, in academic activities. In general, this thesis proved that it is possible to apply climate studies in WhatsApp groups in undergraduate classrooms and diagnose their influence on academic activities. So, there is a wide path that can be explored.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Emanuel Rodrigues do Nascimento.pdf
  Item embargado até 2025-10-21
2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons