Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360

Comparte esta pagina

Título : Grupo no whatsapp da sala de aula de graduandos : a influência do clima
Autor : NASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do
Palabras clave : Inteligência computacional; Análise fatorial
Fecha de publicación : 25-jul-2023
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : NASCIMENTO, Emanuel Rodrigues do. Grupo no whatsapp da sala de aula de graduandos: a influência do clima. 2023. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Resumen : Esta tese tem como benefício aplicar, de forma pioneira, os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Para isso, foram realizadas 5 etapas: I) identificou a utilização e influência do WhatsApp na educação; II) explicou o clima, os motivos, métodos e considerações para mensurá-lo na educação; III) demonstrou a confiabilidade e validade sobre os principais instrumentos de medição da psicometria; IV) relatou os meios para mensurar o clima e sua influência nos grupos e V) diagnosticou o clima nos grupos e sua influência nas atividades acadêmicas. A formulação dessas etapas contemplou 192 bibliografias. Também, foi realizado um estudo de caso em 9 instituições de ensino superior no município de Caruaru-PE, sendo 3 públicas, 3 particulares presenciais e 3 particulares semipresenciais. Além disso, foram aplicados 2.401 questionários, sendo 34% alocados nas instituições públicas, 33% nas particulares presenciais e 33% nas semipresenciais. Em seguida, os dados foram tabulados e submetidos a um processo estatístico, no qual incluiu adequação dos dados, verificação da adequação dos dados para realizar análise fatorial, análise fatorial e componente principal, consistência interna e teoria de resposta ao item. Os resultados expuseram e ratificaram as existências dos climas de engajamento, estrutura, conteúdo e ambiente acadêmico nos grupos. Além de mensurar suas influências nos comportamentos. Neste contexto, foi possível diagnosticá-los, principalmente, nas atividades acadêmicas. De modo geral, esta tese comprovou que é possível aplicar os estudos do clima nos grupos do WhatsApp da sala de aula de graduandos e diagnosticar sua influência nas atividades acadêmicas. Portanto, há um amplo caminho que pode ser explorado.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53360
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Emanuel Rodrigues do Nascimento.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-21
2,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons