Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53382
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARAES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Taynna dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T23:37:37Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T23:37:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Taynná dos Santos. Escape room digital de química forense como recurso metodológico no ensino de conceitos químicos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53382 | - |
dc.description.abstract | A busca por metodologias inovadoras é crescente nos últimos anos, com o objetivo de se buscar alternativas ao ensino tradicionalista. Neste viés, houve um aumento na procura por recursos didáticos que promovam a ludicidade em sua estruturação. Os jogos destacam-se na educação pela sua versatilidade, tanto em relação à jogabilidade como às temáticas e conteúdos que podem ser inseridos. Neste trabalho é utilizado um jogo do tipo escape room (sala de fuga, em português), criado no programa PowerPoint® da Microsoft por meio do uso de hiperlinks, abordando a temática da química forense, com o objetivo de compreender como a utilização de um escape room virtual pode contribuir para a compreensão de conceitos químicos por estudantes do curso de Química - Licenciatura da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste. Foram analisadas as potencialidades e limitações do jogo por meio de observações no decorrer da aplicação em sala de aula, e através da aplicação de um questionário fechado, baseado na Escala Likert. Com afirmações em relação aos aspectos lúdicos e pedagógicos, e questões abertas, para uma melhor percepção das impressões dos estudantes acerca do jogo. Os resultados obtidos no jogo, após aplicação e análise, evidenciaram a emergência de aspectos como: cooperação, interatividade social e desenvolvimento cognitivo. Desta forma, assegura-se que o uso da estratégia envolvendo o escape room favoreceu a socialização e dinamização dos conhecimentos e, como consequência, potencializa os objetivos de utilização do jogo no ensino de química, mesmo com temáticas pouco usuais, como a química forense. | pt_BR |
dc.format.extent | 76p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escape Room | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Química Forense | pt_BR |
dc.title | Escape room digital de química forense como recurso metodológico no ensino de conceitos químicos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The search for innovative methodologies has been increasing in recent years, with the aim of seeking alternatives to traditionalist teaching. In this sense, there has been an increase in the search for teaching resources that promote playfulness in their structure. Games stand out in education for their versatility, both in terms of gameplay and the themes and content that can be included. In this work, an escape room type game is used, created in the Microsoft PowerPoint® program through the use of hyperlinks, addressing the theme of forensic chemistry, with the aim of understanding how the use of a Virtual escape room can contribute to the understanding of chemical concepts by students of the Chemistry course at the Federal University of Pernambuco – Campus Agreste. The potential and limitations of the game were analyzed through observations during the application in the classroom, and through the application of a closed questionnaire, based on the Likert Scale. With statements regarding the playful and pedagogical aspects, and open questions, for a better perception of students' impressions about the game. The results obtained in the game, after application and analysis, showed the emergence of aspects such as: cooperation, social interactivity and cognitive development. In this way, it is ensured that the use of the strategy involving the escape room favored the socialization and dynamization of knowledge and, as a consequence, enhances the objectives of using the game in teaching chemistry, even with unusual themes, such as forensic chemistry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maria Taynná dos Santos Silva.pdf | 3,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons