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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53391
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Title: | As inter-relações entre o envolvimento ocupacional e a percepção de saúde na perspectiva de adolescentes |
Authors: | MARINHO, Mayelle Tayana |
Keywords: | Adolescente; Educação em saúde; Promoção da saúde; Terapia ocupacional; Pedagogia Paulo Freire |
Issue Date: | 27-Sep-2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MARINHO, Mayelle Tayana. As inter-relações entre o envolvimento ocupacional e a percepção de saúde na perspectiva de adolescentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A adolescência é um período de intensas transformações e potencial vulnerabilidade referente às condições de saúde, sendo assim período fértil para ações de promoção da saúde. O diálogo com o referencial de Paulo Freire reconhece o adolescente enquanto um ser humano de direitos, relacional, dialógico, crítico, capaz de se posicionar e contribuir com a transformação de si mesmo e de sua realidade. Nesse sentido, as práticas de educação em saúde com os adolescentes devem ser construídas em uma perspectiva crítica da realidade social, abarcando as relações que os condicionam e determinam. Entre as diferentes temáticas passíveis de problematização junto aos adolescentes, as reflexões sobre como estes se envolvem em suas ocupações cotidianas e como estas se relacionam com a percepção de saúde podem contribuir com subsídios para o desenvolvimento de ações de educação em saúde. O presente estudo objetivou compreender as inter-relações entre o envolvimento ocupacional e a percepção de saúde na perspectiva de adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, alicerçado na investigação temática conforme proposto por Paulo Freire. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade do Recife-Pernambuco, com 33 adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental com idade entre 13 e 16 anos. O estudo foi operacionalizado em quatro etapas: aproximação com o campo, leitura da realidade, seminários de codificações e problematização. Os dados coletados através de observação participante de atividades lúdicas e expressivas participativas e grupos focais foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Osresultados foram agrupados em quatro categorias: o processo de aproximação com os participantes do estudo; as concepções de saúde e situações de adoecimento na perspectiva dos adolescentes; o envolvimento ocupacional e suas implicações na saúde; os inéditos viáveis na promoção de saúde na adolescência. A análise possibilitou compreender que o envolvimento ocupacional é um fenômeno complexo, que se inter-relaciona de diferentes formas com a percepção de saúde no cotidiano dos adolescentes. Percebeu-se a compreensão pelos adolescentes de saúde a partir das relações com o adoecimento. Entre a diversidade de ocupações realizadas, a fragilidade das vivências com os familiares chamou atenção pelas conexões com a percepção de sofrimento e adoecimento mental. Também foram discutidos o envolvimento com outras ocupações como dormir, uso do celular, atividades escolares, cuidados domésticos, brincar, lazer, amizades e atividades físicas diariamente. Os dados denunciam diferentes situações de inequidades de poder, relacionadas principalmente a idade, classe socioeconômica e gênero, que caracterizam situações de injustiça ocupacional que atravessam e limitam o envolvimento ocupacional e impactam na percepção de saúde na adolescência. Os participantes anunciaram possíveis inéditos viáveis para a solução das problemáticas, criação de espaços de escuta, de potencialização dos vínculos com os pais e mudanças tanto físicas quanto atitudinais na escola. A pesquisa possibilitou a compreensão da potencialidade da investigação temática e da utilização de atividades enquanto recursos que potencializam o envolvimento com a pesquisa e a voz dos adolescentes nesse processo, construindo subsídios importantes para a elaboração de estratégias de educação em saúde, pautadas no compromisso com a transformação da realidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53391 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
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