Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53403
Compartilhe esta página
Título: | Essa estranha instituição chamada educação - Um olhar Derridiano |
Autor(es): | MARTINHAO, Christie Rhamu Maciel |
Palavras-chave: | Educação e alteridade; Desconstrução; Herança; Acontecimento |
Data do documento: | 6-Out-2023 |
Citação: | MARTINHÃO, Christie Rhamu Maciel. Essa estranha instituição chamada educação: um olhar Derridiano. 2023. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | A filosofia da educação contemporânea tem a presença marcante de muitos filósofos e filósofas, provocando e instigando essa instituição chamada educação. Utilizamos aqui o termo instituição tendo como referência uma obra de Jacques Derrida intitulada Essa estranha Instituição chamada literatura. Uma entrevista com Jacques Derrida (2014). Como a literatura a educação é instituída, ora possuída de intencionalidades conservadoras ora carregadas de transgressões e transformações. Essa obra é só a inspiração por nos permitir abrir um itinerário de pesquisa a partir de um olhar derridiano sobre a educação na pesquisa educacional brasileira. A preocupação é investigar os rastros de um pensamento que vai além das classificações literárias e filosóficas: estruturalista/pós-estruturalista/desconstrucionista, que mais se assemelham às etiquetas de velhos arquivos históricos ou de narrativas feitas de “ismos”. Os arquivos nos convocam a re-vistisitação. Nosso trabalho é re-visitar as provocações filosóficas de Derrida bem além das etiquetas classificatórias do “mal de arquivo”. Descobrimos que o centro das atenções é o problema da Desconstrução e os seus desdobramentos. A educação tem nas suas raízes os sinais de uma estranha instituição, heranças marcantes de tempos e de sujeitos que se misturam; a educação torna-se um acontecimento e um lugar do acontecimento, instituição que se abre à impossibilidade de ser estática. Ainda que dentro dela haja quem articule a lógica dos arquivos a serem apenas consultados e aprendidos, a educação nos põe no movimento de um fazer inédito. Esse é o itinerário da desconstrução. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53403 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - CHRISTIE RHAMU MACIEL MARTINHÃO.pdf | 473,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons