Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53412
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | MELO, Rafael Vinicius Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T18:25:55Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T18:25:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-01 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Rafael Vinícius Araújo. Animes: um recurso potencializador para o ensino de Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53412 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Química no Ensino Médio ainda segue um modelo tradicional, em que os conteúdos abordados em sala de aula são ministrados de maneira descontextualizada e desmotivadora, acarretando uma imagem de que a química é uma disciplina complexa, baseada meramente em fórmulas e teorias. Por isso, com o intuito de abordar metodologias que diferem dos modelos tradicionais, buscou-se analisar atividades com caráter lúdico no ensino de química que possam potencializar a aprendizagem. Diante deste contexto, este trabalho visou analisar o potencial de animes como recurso didático para o ensino de química, especificamente na área de Química Orgânica, com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma instituição de rede particular da cidade de Lajedo - PE, através da aplicação de uma sequência didática baseada no anime Dr. Stone. Inicialmente, desenvolveu-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, a fim de analisar o conhecimento prévio dos alunos acerca de química e dos animes, particularmente o anime do Dr. Stone. Além disso, os discentes desenvolveram mapas mentais sobre a temática abordada durante a sequência didática, a fim de se ter um material para analisar juntamente com os questionários previamente aplicados. Com base nos resultados obtidos, observou-se que os animes podem potencializar o ensino de química, uma vez que o conhecimento transmitido no anime é passado de forma lúdica, direta e contextualizada. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Animes | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Química Orgânica | pt_BR |
dc.subject | Mapa Mental | pt_BR |
dc.title | Animes: um recurso potencializador para o ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Chemistry in High School still follows a traditional model, in which the contents covered in the classroom are taught in a decontextualized and demotivating manner, resulting in an image that chemistry is a complex discipline, based merely on formulas and theories. Therefore, in order to address methodologies that differ from traditional models, we sought to analyze activities with a playful nature in chemistry teaching that can enhance learning. Given this context, this work aimed to analyze the potential of anime as a teaching resource for teaching chemistry, specifically in the area of Organic Chemistry, with students from a 2nd high school class at a private institution in the city of Lajedo - PE, through the application of a didactic sequence based on the anime Dr. Stone. Initially, a questionnaire with open and closed questions was developed in order to analyze the students' prior knowledge about chemistry and anime, particularly the Dr. Stone anime. Furthermore, the students developed mental maps on the topic covered during the didactic sequence, in order to have material to analyze together with the previously administered questionnaires. Based on the results obtained, it was observed that anime can enhance the teaching of chemistry, since the knowledge transmitted in the anime is conveyed in a playful, direct and contextualized way. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rafael Vinícius Araújo Melo.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons