Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53412

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorMELO, Rafael Vinicius Araújo-
dc.date.accessioned2023-11-01T18:25:55Z-
dc.date.available2023-11-01T18:25:55Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-11-01-
dc.identifier.citationMELO, Rafael Vinícius Araújo. Animes: um recurso potencializador para o ensino de Química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53412-
dc.description.abstractO ensino de Química no Ensino Médio ainda segue um modelo tradicional, em que os conteúdos abordados em sala de aula são ministrados de maneira descontextualizada e desmotivadora, acarretando uma imagem de que a química é uma disciplina complexa, baseada meramente em fórmulas e teorias. Por isso, com o intuito de abordar metodologias que diferem dos modelos tradicionais, buscou-se analisar atividades com caráter lúdico no ensino de química que possam potencializar a aprendizagem. Diante deste contexto, este trabalho visou analisar o potencial de animes como recurso didático para o ensino de química, especificamente na área de Química Orgânica, com estudantes de uma turma do 2º ano do Ensino Médio de uma instituição de rede particular da cidade de Lajedo - PE, através da aplicação de uma sequência didática baseada no anime Dr. Stone. Inicialmente, desenvolveu-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, a fim de analisar o conhecimento prévio dos alunos acerca de química e dos animes, particularmente o anime do Dr. Stone. Além disso, os discentes desenvolveram mapas mentais sobre a temática abordada durante a sequência didática, a fim de se ter um material para analisar juntamente com os questionários previamente aplicados. Com base nos resultados obtidos, observou-se que os animes podem potencializar o ensino de química, uma vez que o conhecimento transmitido no anime é passado de forma lúdica, direta e contextualizada.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimespt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
dc.subjectMapa Mentalpt_BR
dc.titleAnimes: um recurso potencializador para o ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Chemistry in High School still follows a traditional model, in which the contents covered in the classroom are taught in a decontextualized and demotivating manner, resulting in an image that chemistry is a complex discipline, based merely on formulas and theories. Therefore, in order to address methodologies that differ from traditional models, we sought to analyze activities with a playful nature in chemistry teaching that can enhance learning. Given this context, this work aimed to analyze the potential of anime as a teaching resource for teaching chemistry, specifically in the area of Organic Chemistry, with students from a 2nd high school class at a private institution in the city of Lajedo - PE, through the application of a didactic sequence based on the anime Dr. Stone. Initially, a questionnaire with open and closed questions was developed in order to analyze the students' prior knowledge about chemistry and anime, particularly the Dr. Stone anime. Furthermore, the students developed mental maps on the topic covered during the didactic sequence, in order to have material to analyze together with the previously administered questionnaires. Based on the results obtained, it was observed that anime can enhance the teaching of chemistry, since the knowledge transmitted in the anime is conveyed in a playful, direct and contextualized way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rafael Vinícius Araújo Melo.pdf2,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons