Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53427

Compartilhe esta página

Título: Contribuições de uma abordagem CTSA para a aprendizagem de conceitos químicos de alunos de um curso técnico em edificações a partir de um contexto socioambiental.
Autor(es): ARRUDA, Vitoria Regia Lira de
Palavras-chave: Abordagem CTSA; Materiais de construção civil; Impactos ambientais; Ensino de química
Data do documento: 5-Out-2023
Citação: ARRUDA, Vitória Régia Lira de. Contribuições de uma abordagem CTSA para a aprendizagem de conceitos químicos de alunos de um curso técnico em edificações a partir de um contexto socioambiental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química – Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: O presente trabalho objetivou analisar as contribuições de uma abordagem CTSA, envolvendo a natureza química e os impactos ambientais de materiais de construção, para a aprendizagem de conceitos químicos de alunos de um curso técnico em Edificações. A proposta surgiu durante o programa Residência Pedagógica que ocorreu no período da pandemia da Covid-19, e buscou abordar a química como uma ciência presente no cotidiano dos alunos, a partir do contexto da formação deles. Para isso, o estudo da natureza química dos materiais de construção foi associado a conteúdos como estrutura cristalina, propriedades físicas e químicas, interações intermoleculares e ligações químicas, visando relacionar as características do material com os seus impactos ambientais. A proposta foi desenvolvida em sete momentos que ocorreram de maneira remota, por meio do Google Meet, no contraturno das aulas dos alunos. Os resultados foram obtidos das gravações dos encontros e dos trabalhos produzidos pelos alunos a partir de atividades realizadas de forma assíncrona. Estes foram analisados a partir de categorias-base desenvolvidas de acordo com as competências e habilidades sugeridas pela BNCC, a partir da problemática norteadora da proposta. Na análise dos trabalhos produzidos e das discussões durante os momentos síncronos foi possível perceber um desenvolvimento dos alunos ao longo das atividades quanto à criatividade, pensamento crítico-reflexivo, autonomia e, fundamentalmente, na sistematização do que foi abordado por meio das soluções sustentáveis propostas por eles como alternativa para substituições de materiais de construção prejudiciais ao meio ambiente. Sendo assim, a abordagem CTSA, associada ao ensino de química, permitiu relacionar a área da construção civil à realidade dos estudantes de Edificações, promovendo reflexão sobre o papel deles enquanto futuros profissionais da área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53427
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitória Régia Lira de Arruda.pdf12,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons