Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53430

Comparte esta pagina

Título : Um olhar sobre o exercício da docência na perspectiva das políticas de avaliação externa no município de Caruaru.
Autor : SANTOS, Maria Daniele de Oliveira Silva
Palabras clave : Docência; Políticas de Avaliação; SAEB
Fecha de publicación : 29-ago-2023
Citación : SANTOS, Maria Daniele de Oliveira Silva. um olhar sobre o exercício da docência na perspectiva das políticas de avaliação externa no município de Caruaru.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Com a necessidade de métricas mensuráveis para direcionar as prioridades educacionais, as formas de financiamento, o currículo e outros fatores relevantes para o ensino, o Sistema de Avaliação Educacional (SAEB) se configura como importante política de avaliação externa em vigor em todas as escolas brasileiras. Busca-se investigar como ocorre o exercício da docência mediante essas políticas de avaliação através da ótica de educadores do município de Caruaru. O caminho metodológico percorrido propôs entrevistas semiestruturadas com professores concursados que tinham mais de cinco anos de atuação docente. Assim, fundamentamos teoricamente nosso trabalho, a partir das contribuições de autores como: Cunha (1999), Freitas (2014), Luckesi (2011), Peroni , Rossi, Lima (2021), Tardif e Lessard (2011) , Veiga (2009) e outros. Os achados da pesquisa apontam que alguns professores indicam a avaliação do SAEB como uma ferramenta que tanto ajuda como dirige esforços e, ao mesmo tempo, dificulta a criação de um ambiente educativo que considere as diferenças, diversidades e singularidades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53430
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Final- Maria Daniele (3) (1) (1).pdf198,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons