Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53430

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUARANA, Carla Patricia Acioli Lins-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Daniele de Oliveira Silva-
dc.date.accessioned2023-11-02T03:01:49Z-
dc.date.available2023-11-02T03:01:49Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Daniele de Oliveira Silva. um olhar sobre o exercício da docência na perspectiva das políticas de avaliação externa no município de Caruaru.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53430-
dc.description.abstractCom a necessidade de métricas mensuráveis para direcionar as prioridades educacionais, as formas de financiamento, o currículo e outros fatores relevantes para o ensino, o Sistema de Avaliação Educacional (SAEB) se configura como importante política de avaliação externa em vigor em todas as escolas brasileiras. Busca-se investigar como ocorre o exercício da docência mediante essas políticas de avaliação através da ótica de educadores do município de Caruaru. O caminho metodológico percorrido propôs entrevistas semiestruturadas com professores concursados que tinham mais de cinco anos de atuação docente. Assim, fundamentamos teoricamente nosso trabalho, a partir das contribuições de autores como: Cunha (1999), Freitas (2014), Luckesi (2011), Peroni , Rossi, Lima (2021), Tardif e Lessard (2011) , Veiga (2009) e outros. Os achados da pesquisa apontam que alguns professores indicam a avaliação do SAEB como uma ferramenta que tanto ajuda como dirige esforços e, ao mesmo tempo, dificulta a criação de um ambiente educativo que considere as diferenças, diversidades e singularidades.pt_BR
dc.format.extent24p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPolíticas de Avaliaçãopt_BR
dc.subjectSAEBpt_BR
dc.titleUm olhar sobre o exercício da docência na perspectiva das políticas de avaliação externa no município de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5755740669424349pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1756289961986779pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Final- Maria Daniele (3) (1) (1).pdf198,96 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons