Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53430
Compartilhe esta página
Título: | Um olhar sobre o exercício da docência na perspectiva das políticas de avaliação externa no município de Caruaru. |
Autor(es): | SANTOS, Maria Daniele de Oliveira Silva |
Palavras-chave: | Docência; Políticas de Avaliação; SAEB |
Data do documento: | 29-Ago-2023 |
Citação: | SANTOS, Maria Daniele de Oliveira Silva. um olhar sobre o exercício da docência na perspectiva das políticas de avaliação externa no município de Caruaru.. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Com a necessidade de métricas mensuráveis para direcionar as prioridades educacionais, as formas de financiamento, o currículo e outros fatores relevantes para o ensino, o Sistema de Avaliação Educacional (SAEB) se configura como importante política de avaliação externa em vigor em todas as escolas brasileiras. Busca-se investigar como ocorre o exercício da docência mediante essas políticas de avaliação através da ótica de educadores do município de Caruaru. O caminho metodológico percorrido propôs entrevistas semiestruturadas com professores concursados que tinham mais de cinco anos de atuação docente. Assim, fundamentamos teoricamente nosso trabalho, a partir das contribuições de autores como: Cunha (1999), Freitas (2014), Luckesi (2011), Peroni , Rossi, Lima (2021), Tardif e Lessard (2011) , Veiga (2009) e outros. Os achados da pesquisa apontam que alguns professores indicam a avaliação do SAEB como uma ferramenta que tanto ajuda como dirige esforços e, ao mesmo tempo, dificulta a criação de um ambiente educativo que considere as diferenças, diversidades e singularidades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53430 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Final- Maria Daniele (3) (1) (1).pdf | 198,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons