Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53432

Compartilhe esta página

Título: Influencias das relações afetivas na aprendizagem de matemática: percepções de Estudantes do 6º Ano em uma Escola Municipal de Chã-Grande.
Autor(es): SANTOS, Patricia Silva dos
Palavras-chave: Relações afetivas; Afetividade; Emoção; Aprendizagem matemática; Estudantes e professor
Data do documento: 3-Out-2023
Citação: SANTOS, Patricia Silva dos. Influencias das relações afetivas na aprendizagem de matemática: percepções de Estudantes do 6º Ano em uma Escola Municipal de Chã-Grande: Percepções de Estudantes do 6º Ano em uma Escola Municipal de Chã-Grande. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Abstract: Este trabalho se refere à afetividade e a influência das relações afetivas na aprendizagem de matemática, considerando as emoções e consequentemente os sentimentos que podem ser positivos como também negativos para o processo de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é investigar as percepções dos estudantes do 6º ano em uma escola municipal de Chã-Grande a respeito das influências das relações afetivas na aprendizagem matemática. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, com a aplicação do questionário aos estudantes e professor da referida turma. A pesquisa foi realizada com 20 estudantes de uma turma de 6º ano, nos quais buscava-se identificar as emoções dos alunos em relação a disciplina de matemática e suas percepções a respeito das relações afetivas. A pesquisa também foi realizada com o professor da turma, com o objetivo de conhecer suas impressões sobre a importância da afetividade e a influência das relações afetivas no desempenho dos alunos em matemática. Os dados coletados apontam que majoritariamente as relações afetivas podem impactar positivamente o aprendizado de matemática. Verificou-se também com maior grau de concordância que os estudantes se sentem em relação à disciplina de matemática: confusos(a), desorientados(a), animados(a), tranquilos(a), desesperados(a) e confiantes. O professor, destacou a importância da afetividade e de estabelecer uma boa interação com o aluno a fim de tornar o ambiente seguro. Embora tenhamos também verificado emoções negativas a respeito da matemática, a pesquisa conclui que há uma boa interação entre os alunos e o professor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53432
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PATRICIA SILVA DOS SANTOS. (3).pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons