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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53444
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MENEZES, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Myllena Thais Prado da | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-05T20:12:42Z | - |
dc.date.available | 2023-11-05T20:12:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Myllena Thais Prado da. Processo educacional de alunos surdos nas escolas municipais de Gravatá-PE: a partir do decreto nº 7.611 de 2011 até os dias atuais. 2023. 39p. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53444 | - |
dc.description.abstract | Pessoa surda é aquela que possui uma diminuição da capacidade de ouvir, uma perda auditiva, que pode ser leve, moderada ou grave. As pessoas surdas se comunicam e interagem com a sociedade através da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Atualmente, a inclusão escolar é entendida como uma prática pedagógica que envolve uma metodologia de ensino individualizada, onde se respeita as características particulares de cada aluno e proporciona-lhe oportunidades para seu desenvolvimento. Este trabalho teve como objetivo, observar nos marcos legislativos de Gravatá- PE de 2011 até 2021 os indícios do processo de educação dos surdos e o início da inclusão escolar, partindo da história da educação de alunos surdos e dos marcos legislativos. Desse modo, busca-se por meio da discussão teórica compreender as dificuldades historicamente enfrentadas pelos alunos surdos, observar os marcos legislativos brasileiros e municipal e analisar o desenvolvimento social e educacional do aluno surdo na Escola Especial (Bilíngue) e na Escola Regular (Inclusiva) a partir de documentos bibliográficos. Como instrumentos metodológicos, utilizou-se da pesquisa qualitativa, como instrumento de coleta de dados: a análise histórico-evolutiva e para o tratamento: a análise documental. Diante dos dados obtidos no decorrer desta pesquisa percebemos que o município se mostra preparado para atender os alunos surdos, busca qualificar seus profissionais para melhor atender estes alunos e possui intérpretes nas escolas onde eles estão matriculados. Porém, ainda assiste um número baixo de estudantes comparado ao apresentado pelo censo demográfico do IBGE. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação especializada | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.title | Processo educacional de alunos surdos nas escolas municipais de Gravatá-PE: a partir do Decreto nº 7.611 de 2011 até os dias atuais. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6994480271749129 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A deaf person is someone who has a reduced ability to hear, a hearing loss, which can be mild, moderate or severe. Deaf people communicate and interact with society through the Brazilian Sign Language - Libras. Currently, school inclusion is understood as a pedagogical practice that involves an individualized teaching methodology, which respects the particular characteristics of each student and provides them with opportunities for their development. This work aimed to observe in the legislative frameworks of Gravatá-PE from 2011 to 2021 the signs of the education process for the deaf and the beginning of school inclusion, based on the history of the education of deaf students and the legislative frameworks. Thus, through theoretical discussion, we seek to understand the difficulties historically faced by deaf students, observe Brazilian and municipal legislative frameworks and analyze the social and educational development of deaf students in Special Schools (Billingual) and Regular Schools (Inclusive) from bibliographic documents. As methodological instruments, qualitative research was used, as a data collection instrument: historical-evolutionary analysis and for treatment: documentary analysis. Given the data obtained during this research, we realized that the municipality is prepared to serve deaf students, seeks to qualify its professionals to better serve these students and has interpreters in the schools where they are enrolled. However, there is still a low number of students compared to that presented by the IBGE demographic census. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
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Myllena P. - TCC.pdf | 818,33 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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