Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53469
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARAES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Mayara Leticia de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T22:37:21Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T22:37:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-01 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Mayara Letícia de. A química da cerveja: uma proposta de alfabetização científica para licenciandos em química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53469 | - |
dc.description.abstract | A alfabetização científica é um resultado que pode ser obtido a partir de um conjunto de metodologias que nos fornece possibilidades de trabalhar junto ao aluno aspectos científicos com transversalidade aos assuntos sociais, tornando a ciência palpável ao cotidiano do discente. Com isso, o objetivo desse presente estudo foi produzir um material de divulgação científica sobre os aspectos químicos da cerveja, com o propósito de explorar a alfabetização científica em licenciandos em química. O minicurso elaborado com a temática “Química da Cerveja”, abordou aspectos históricos, químicos e bioquímicos envolvidos na produção dessa bebida. A aplicação desse material foi realizada de forma remota. A princípio foram consideradas as informações iniciais que os alunos já tinham sobre a temática, e durante a apresentação eram levantadas questões pertinentes para que fosse despertada a curiosidade e o instinto investigativo do aluno, característica primordial que o alfabetizado cientificamente desenvolve. Após essa aplicação constatou-se que o tema abordado pode ser debatido desde seus aspectos técnicos, envolvendo uma linguagem científica da química, aos aspectos socioculturais. Desse modo, os objetivos inicialmente propostos foram contemplados, uma vez que o material de divulgação científica produzido e aplicado proporcionou o despertar da alfabetização científica entre os participantes, por meio das discussões realizadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 50p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização Científica | pt_BR |
dc.subject | Cerveja | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | A química da cerveja: uma proposta de alfabetização científica para licenciandos em química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1034646098142587 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Scientific literacy is a result that can be obtained from a set of methodologies that provide us with possibilities to work with students on scientific aspects that intersect with social issues, making Science tangible in the student’s daily lives. Therefore, the aim of this present study was to produce a scientific outreach material on the Chemical aspects of beer, with the purpose of exploring scientific literacy among chemistry education students. The mini course developed with the theme “Chemistry of Beer” addressed historical, Chemical and biochemical aspects involved in the production of this beverage. The application of this material was done remotely. Initially considering the initial information that students already had about the topic, and during the presentation, relevant questions were raised to spark the students’ curiosity and investigative instinct, a fundamental characteristic that scientifically literate individuals develop. After this application, it was observed that the topic could be discussed from its technical aspects. Thus, the initially proposed objectives were achieved, as the produced and applied scientific outreach material led to the awakening of scientific literacy among the participants trough the discussions that look place. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mayara Letícia de Souza.pdf | 2,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons