Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53469

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARAES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorSOUZA, Mayara Leticia de-
dc.date.accessioned2023-11-06T22:37:21Z-
dc.date.available2023-11-06T22:37:21Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-11-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Mayara Letícia de. A química da cerveja: uma proposta de alfabetização científica para licenciandos em química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53469-
dc.description.abstractA alfabetização científica é um resultado que pode ser obtido a partir de um conjunto de metodologias que nos fornece possibilidades de trabalhar junto ao aluno aspectos científicos com transversalidade aos assuntos sociais, tornando a ciência palpável ao cotidiano do discente. Com isso, o objetivo desse presente estudo foi produzir um material de divulgação científica sobre os aspectos químicos da cerveja, com o propósito de explorar a alfabetização científica em licenciandos em química. O minicurso elaborado com a temática “Química da Cerveja”, abordou aspectos históricos, químicos e bioquímicos envolvidos na produção dessa bebida. A aplicação desse material foi realizada de forma remota. A princípio foram consideradas as informações iniciais que os alunos já tinham sobre a temática, e durante a apresentação eram levantadas questões pertinentes para que fosse despertada a curiosidade e o instinto investigativo do aluno, característica primordial que o alfabetizado cientificamente desenvolve. Após essa aplicação constatou-se que o tema abordado pode ser debatido desde seus aspectos técnicos, envolvendo uma linguagem científica da química, aos aspectos socioculturais. Desse modo, os objetivos inicialmente propostos foram contemplados, uma vez que o material de divulgação científica produzido e aplicado proporcionou o despertar da alfabetização científica entre os participantes, por meio das discussões realizadas.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectCervejapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.titleA química da cerveja: uma proposta de alfabetização científica para licenciandos em química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1034646098142587pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
dc.description.abstractxScientific literacy is a result that can be obtained from a set of methodologies that provide us with possibilities to work with students on scientific aspects that intersect with social issues, making Science tangible in the student’s daily lives. Therefore, the aim of this present study was to produce a scientific outreach material on the Chemical aspects of beer, with the purpose of exploring scientific literacy among chemistry education students. The mini course developed with the theme “Chemistry of Beer” addressed historical, Chemical and biochemical aspects involved in the production of this beverage. The application of this material was done remotely. Initially considering the initial information that students already had about the topic, and during the presentation, relevant questions were raised to spark the students’ curiosity and investigative instinct, a fundamental characteristic that scientifically literate individuals develop. After this application, it was observed that the topic could be discussed from its technical aspects. Thus, the initially proposed objectives were achieved, as the produced and applied scientific outreach material led to the awakening of scientific literacy among the participants trough the discussions that look place.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Mayara Letícia de Souza.pdf2,97 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons