Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53486
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Luan Danilo Silva dos | - |
dc.contributor.author | MELO, Maria Eugenia da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-07T22:44:14Z | - |
dc.date.available | 2023-11-07T22:44:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-02 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-01 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Maria Eugênia da Silva. Conhecimento geométrico no ensino médio: perspectivas de ensino e aprendizagem com relação a prova do ENEM. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53486 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem caráter documental e está voltado a uma linha de estudo que busca analisar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos anos de 2019 a 2022, visando analisar como conceitos e habilidades dos eixos de Geometria da BNCC do Ensino Médio estão sendo tratados nas provas do ENEM dos anos de 2019 a 2022.. O Ensino Médio desempenha um papel desafiador na preparação dos estudantes para a vida social, o ensino superior e o mercado de trabalho. O ENEM, instituído pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 1998, tornou-se uma ferramenta importante para avaliar o desempenho dos estudantes e contribuir para a melhoria da Educação Básica. Desde 2009, o ENEM é utilizado como meio de seleção para o ingresso nas universidades e instituições de ensino superior, promovendo mudanças nos currículos do Ensino Médio para melhor preparar os estudantes para o exame. Nesse contexto, a Geometria na Matemática do ENEM assume destaque devido à sua relevância e aplicabilidade no mundo real, indo além da simples memorização de fórmulas. Este estudo concentra-se na análise das habilidades de Geometria recomendadas pela BNCC e como essas habilidades se refletem nas questões do ENEM. Examina-se como o ENEM enfatiza algumas habilidades em detrimento de outras, identificando ênfases específicas na Geometria | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Habilidades da BNCC | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.title | Conhecimento geométrico no ensino médio: perspectivas de ensino e aprendizagem com relação a prova do ENEM. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Lidiane Pereira de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0479903579408825 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work has a documentary character and is focused on a line of study that seeks to analyze the tests of the National High School Examination (ENEM) from 2019 to 2022, aiming to analyze the concepts and skills of the Geometry axes of the BNCC of High School are being covered in the ENEM exams from 2019 to 2022. High school plays a challenging role in preparing students for social life, higher education and the job market. ENEM, established by the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP) in 1998, has become an important tool for evaluating student performance and contributing to the improvement of Basic Education. Since 2009, ENEM has been used as a means of selection for entry into universities and higher education institutions, promoting changes in high school curricula to better prepare students for the exam. In this context, Geometry in ENEM Mathematics stands out due to its relevance and applicability in the real world, going beyond the simple memorization of formulas. This study focuses on analyzing the Geometry skills recommended by the BNCC and how these skills are reflected in the ENEM questions. It examines how ENEM emphasizes some skills to the detriment of others, identifying specific emphases in Geometry. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7831384722352847 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIA EUGÊNIA DA SILVA MELO.pdf | 406,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons