Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53497
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Márcia Regina | - |
dc.contributor.author | LASALVIA, Solange Regina Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T12:45:46Z | - |
dc.date.available | 2023-11-08T12:45:46Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
dc.identifier.citation | LASALVIA, Solange Regina Holanda. A formação Continuada docente em ambiente prisional: um estudo de caso na Escola Estadual Irmã Dulce. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53497 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de natureza qualitativa através de um estudo de caso teve como objetivo compreender as contribuições da formação continuada para os professores que lecionam na Escola Estadual Irmã Dulce, que se encontra inserida dentro da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima – PE. Trouxe como objetivos específicos, identificar o perfil profissional dos professores que atuam na unidade; discutir como ocorre o processo de formação continuada dos professores; apurar a percepção dos professores quanto a importância do processo de formação continuada em sua atuação com sujeitos privados de liberdade; Em relação à metodologia, trata-se de um estudo exploratório descritivo, que utilizou como instrumentos para coleta de dados um questionário sociodemográfico, uma entrevista em profundidade, para além da análise de documentos que tenham relação com a formação continuada de professores e a EJA em ambiente prisional. Quanto aos sujeitos que participaram dessa investigação, entrevistamos professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Irmã Dulce, num total de oito docentes. As marcas encontradas nos achados da pesquisa, apontam para a inexistência de uma formação continuada específica para o ingresso dos docentes em escolas situadas em ambiente prisional e que aqueles que adentraram o fizeram por livre escolha. Quanto à formação continuada de professores, os sujeitos afirmaram que as formações institucionais não privilegiam a EJA em espaço prisional, que há carência de formações, tanto da modalidade, como desta sendo trabalhada em um espaço repleto de especificidades. Já em relação às suas experiências formativas no dia a dia da sala de aula, os docentes demonstraram a construção e desenvolvimento de sentimentos como a empatia e humanização no seu fazer pedagógico. Desta feita, essa dissertação propõe uma nova proposta de formação continuada para os docentes que atuem em escolas situadas em estabelecimentos prisionais, na perspectiva de promover uma educação transformadora e emancipadora dos sujeitos privados de liberdade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Detenção de pessoas | pt_BR |
dc.subject | Prisão | pt_BR |
dc.title | A formação Continuada docente em ambiente prisional : um estudo de caso na Escola Estadual Irmã Dulce | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9400027012143005 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7373658007843360 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present qualitative research through a case study aimed to analyze the contributions of continuing education for teachers who teach at the Irmã Dulce State School, which is located within the Women's Penitentiary of Abreu e Lima - PE. It brought as specific objectives, to identify the professional profile of the teachers who work in the unit; to verify how the process of teachers' continuing education occurs; to determine the teachers' perception of the importance of the continuing education process in their work with subjects deprived of liberty; present possibilities aimed at improving the training of teachers who work in penal institutions. Regarding the methodology, this is a descriptive exploratory study, which used as instruments for data collection a sociodemographic questionnaire, an in-depth interview, in addition to the analysis of documents that are related to the continuing education of teachers and EJA in prison environment. As for the subjects who participated in this investigation, we interviewed teachers who work in Youth and Adult Education at the Irmã Dulce State School, in a total of eight teachers. The marks found in the research findings point to the lack of need for specific continuing education for teachers to enter schools located in a prison environment and that those who entered did so by free choice. As for the continuing education of teachers, the subjects stated that institutional training does not favor EJA in prison space, that there is a lack of training, both in terms of modality and in this area, which is full of specificities. In relation to their training experiences on a daily basis in the classroom, the teachers demonstrated the construction and development of feelings such as empathy and humanization in their pedagogical work. This time, this dissertation proposes a new proposal for continuing education for teachers who work in schools located in prisons, with a view to promoting a transforming and emancipating education for subjects deprived of liberty. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Solange Regina Holanda Lasalvia.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons