Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53502

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Lidiane Pereira de-
dc.contributor.authorSILVA, Jose Clebson Cesario da-
dc.date.accessioned2023-11-08T14:08:26Z-
dc.date.available2023-11-08T14:08:26Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.date.submitted2023-10-01-
dc.identifier.citationSILVA, Clebson Cesário da. Letramento estatístico no desenvolvimento do pensamento crítico: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53502-
dc.description.abstractEste trabalho examina a relação entre o Letramento Estatístico e do Pensamento Crítico, centrando-se na sua importância no contexto da Educação Estatística. O Letramento Estatístico é a capacidade de interpretar e comunicar corretamente informações estatísticas, enquanto o Pensamento Crítico inclui avaliar evidências, identificar suposições e conclusões, e julgar a qualidade dos argumentos. Através de uma análise da literatura dos artigos do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), identificamos abordagens e ferramentas para melhorar essas habilidades. Autoras como Carmen Batanero e Celi Lopes enfatizam a importância do Pensamento Crítico estatístico e da capacidade de formular questões apropriadas, avaliar a qualidade dos dados e tirar conclusões com base em evidências. Estratégias como o ciclo investigativo, a aprendizagem baseada em projetos, a contextualização e o uso de tecnologias são usados para desenvolver o Letramento Estatístico e o Pensamento Crítico. A contextualização conecta os conceitos estatísticos à realidade, enquanto os ciclos investigativos orientam os alunos em todas as etapas do processo de pesquisa. Tecnologias como planilhas eletrônicas e plataformas interativas enriquecem a experiência educacional. A integração do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) também é enfatizada. O Letramento Estatístico inclui não apenas habilidades técnicas, mas também uma atitude reflexiva e crítica em relação às informações estatísticas. Por meio do Letramento Estatístico, os indivíduos são treinados para analisar, interpretar e questionar informações de forma consciente e racional, contribuindo para a formação de cidadãos informados e capazes de tomar decisões embasadas em dados. As implicações desta investigação destacam a necessidade de considerar o Letramento Estatístico como um componente essencial para o desenvolvimento do Pensamento Crítico que prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade atual.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectEnsino da Estatísticapt_BR
dc.titleLetramento estatístico no desenvolvimento do pensamento crítico: uma revisão de literatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Luan Danilo dos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1961284884572306pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7831384722352847pt_BR
dc.description.abstractxThis paper examines the relationship between Statistical Literacy and Critical Thinking, focusing on their importance in the context of Statistical Education. Statistical Literacy is the ability to correctly interpret and convey statistical information, while Critical Thinking includes evaluating evidence, identifying assumptions and conclusions, and judging the quality of arguments. Through an analysis of the literature and articles from the National Meeting of Mathematics Education (ENEM), we identified approaches and tools to improve these skills. Authors such as Carmen Batanero and Celi Lopes emphasize the importance of Statistical Critical Thinking and the ability to formulate appropriate questions, assess data quality and draw conclusions based on evidence. Strategies such as the investigative cycle, project-based learning, contextualization and the use of technologies are used to develop Statistical Literacy and Critical Thinking. Contextualization connects statistical concepts to reality, while investigative cycles guide students through all stages of the research process. Technologies such as spreadsheets and interactive platforms enrich the educational experience. The integration of Technological, Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) is also emphasized. Statistical Literacy includes not only technical skills but also a reflective and critical attitude towards statistical information. Through Statistical Literacy, individuals are trained to analyze, interpret and question information in a conscious and rational way, contributing to the formation of informed citizens capable of making decisions based on data. The implications of this investigation highlight the need to consider Statistical Literacy as an essential component for the development of Critical Thinking that prepares students to face the challenges of today's societypt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0479903579408825pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC JOSÉ CLEBSON CESÁRIO DA SILVA.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons