Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53502
Compartilhe esta página
Título: | Letramento estatístico no desenvolvimento do pensamento crítico: uma revisão de literatura. |
Autor(es): | SILVA, Jose Clebson Cesario da |
Palavras-chave: | Pensamento crítico; Letramento estatístico; Ensino da Estatística |
Data do documento: | 14-Set-2023 |
Citação: | SILVA, Clebson Cesário da. Letramento estatístico no desenvolvimento do pensamento crítico: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Abstract: | Este trabalho examina a relação entre o Letramento Estatístico e do Pensamento Crítico, centrando-se na sua importância no contexto da Educação Estatística. O Letramento Estatístico é a capacidade de interpretar e comunicar corretamente informações estatísticas, enquanto o Pensamento Crítico inclui avaliar evidências, identificar suposições e conclusões, e julgar a qualidade dos argumentos. Através de uma análise da literatura dos artigos do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), identificamos abordagens e ferramentas para melhorar essas habilidades. Autoras como Carmen Batanero e Celi Lopes enfatizam a importância do Pensamento Crítico estatístico e da capacidade de formular questões apropriadas, avaliar a qualidade dos dados e tirar conclusões com base em evidências. Estratégias como o ciclo investigativo, a aprendizagem baseada em projetos, a contextualização e o uso de tecnologias são usados para desenvolver o Letramento Estatístico e o Pensamento Crítico. A contextualização conecta os conceitos estatísticos à realidade, enquanto os ciclos investigativos orientam os alunos em todas as etapas do processo de pesquisa. Tecnologias como planilhas eletrônicas e plataformas interativas enriquecem a experiência educacional. A integração do Conhecimento Tecnológico, Pedagógico e de Conteúdo (TPACK) também é enfatizada. O Letramento Estatístico inclui não apenas habilidades técnicas, mas também uma atitude reflexiva e crítica em relação às informações estatísticas. Por meio do Letramento Estatístico, os indivíduos são treinados para analisar, interpretar e questionar informações de forma consciente e racional, contribuindo para a formação de cidadãos informados e capazes de tomar decisões embasadas em dados. As implicações desta investigação destacam a necessidade de considerar o Letramento Estatístico como um componente essencial para o desenvolvimento do Pensamento Crítico que prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade atual. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53502 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JOSÉ CLEBSON CESÁRIO DA SILVA.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons