Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53518

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMASCENA, Elielson Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Andreia Kelli Ferreira da-
dc.date.accessioned2023-11-09T14:20:08Z-
dc.date.available2023-11-09T14:20:08Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-09-
dc.identifier.citationSILVA, Andreia Kelli Ferreira da. A pedagogia empreendedora e o ensino das competências empreendedoras em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Núcleo de Gestão, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53518-
dc.description.abstractO sistema educacional bem estruturado é essencial para o desenvolvimento social e econômico de um país, bem como a educação empreendedora é considerada essencial para o desenvolvimento econômico. A educação empreendedora é indicada como uma ferramenta primordial para a formação de novos empreendedores, disseminando uma cultura empreendedora na população com o ensino de competências empreendedoras que se mostra vital para a economia de um país, pois possibilita perceber obstáculos e oportunidades e aproveitá-las para criar novas empresas. Tendo como base este contexto, o presente estudo tem por objetivo conhecer como é aplicado o ensino da disciplina de empreendedorismo e conhecer as estratégias utilizadas em sala de aula nas escolas Estaduais de Santa Cruz do Capibaribe através do levantamento bibliográfico e da analise da opinião dos professores de empreendedorismo. A abordagem deste trabalho é de natureza qualitativa, e a coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas com 15 professores de empreendedorismo que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe. A metodologia escolhida para este trabalho foi a análise descritiva e bibliográfica e para a análise de dados enfatizou-se a técnica de análise de conteúdo. A escolha da análise de conteúdo como técnica para a análise de dados se deu por ser uma técnica em crescente utilização e legitimação nos estudos qualitativos no campo da administração e permite uma interpretação apropriada do que está sendo dito ou representado. A análise dos dados permitiu perceber que as competências empreendedoras podem ser aprendidas e desenvolvidas, principalmente no ambiente escolar como tantas outras habilidades e que os professores entrevistados acreditam que o estímulo das competências empreendedoras durante o ensino da disciplina de empreendedorismo são importantes para o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos alunos.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação empreendedorapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectCompetências empreendedoraspt_BR
dc.subjectPedagogia empreendedorapt_BR
dc.titleA Pedagogia Empreendedora e o ensino das competências empreendedoras em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9144078755315768pt_BR
dc.description.abstractxA well-structured educational system is essential for the social and economic development of a country, just as entrepreneurial education is considered essential for economic development. Entrepreneurial education is indicated as a primary tool for training new entrepreneurs, disseminating an entrepreneurial culture among the population by teaching entrepreneurial skills that are vital for a country's economy, as it makes it possible to discover obstacles and opportunities and take advantage of them to create new companies. Based on this context, the present study aims to analyze how the Entrepreneurial Pedagogy method can contribute to the development of entrepreneurial skills through a bibliographic survey and analysis of the opinion of entrepreneurship teachers. The approach of this work is qualitative in nature, and data collection took place through semi-structured interviews with 15 entrepreneurship teachers who teach in public schools in Santa Cruz do Capibaribe. The methodology chosen for this work was descriptive and bibliographic analysis and for data analysis the content analysis technique was emphasized. The choice of content analysis as a technique for data analysis was due to it being a technique that is increasingly used and legitimized in qualitative studies in the field of administration and allows a detailed interpretation of what is being said or represented. Data analysis allowed us to see that entrepreneurial skills can be learned and developed, especially in the school environment, like many other skills, and that the teachers interviewed believe that stimulating entrepreneurial skills during the teaching of the entrepreneurship subject is important for personal development, professional and social of students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Andreia Kelli Ferreira da Silva.pdf497,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons