Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53518
Comparte esta pagina
Título : | A Pedagogia Empreendedora e o ensino das competências empreendedoras em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco. |
Autor : | SILVA, Andreia Kelli Ferreira da |
Palabras clave : | Educação empreendedora; Desenvolvimento econômico; Competências empreendedoras; Pedagogia empreendedora |
Fecha de publicación : | 4-oct-2023 |
Citación : | SILVA, Andreia Kelli Ferreira da. A pedagogia empreendedora e o ensino das competências empreendedoras em escolas de ensino médio de Santa Cruz do Capibaribe em Pernambuco. 2023. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Núcleo de Gestão, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. |
Resumen : | O sistema educacional bem estruturado é essencial para o desenvolvimento social e econômico de um país, bem como a educação empreendedora é considerada essencial para o desenvolvimento econômico. A educação empreendedora é indicada como uma ferramenta primordial para a formação de novos empreendedores, disseminando uma cultura empreendedora na população com o ensino de competências empreendedoras que se mostra vital para a economia de um país, pois possibilita perceber obstáculos e oportunidades e aproveitá-las para criar novas empresas. Tendo como base este contexto, o presente estudo tem por objetivo conhecer como é aplicado o ensino da disciplina de empreendedorismo e conhecer as estratégias utilizadas em sala de aula nas escolas Estaduais de Santa Cruz do Capibaribe através do levantamento bibliográfico e da analise da opinião dos professores de empreendedorismo. A abordagem deste trabalho é de natureza qualitativa, e a coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas com 15 professores de empreendedorismo que lecionam nas escolas públicas de Santa Cruz do Capibaribe. A metodologia escolhida para este trabalho foi a análise descritiva e bibliográfica e para a análise de dados enfatizou-se a técnica de análise de conteúdo. A escolha da análise de conteúdo como técnica para a análise de dados se deu por ser uma técnica em crescente utilização e legitimação nos estudos qualitativos no campo da administração e permite uma interpretação apropriada do que está sendo dito ou representado. A análise dos dados permitiu perceber que as competências empreendedoras podem ser aprendidas e desenvolvidas, principalmente no ambiente escolar como tantas outras habilidades e que os professores entrevistados acreditam que o estímulo das competências empreendedoras durante o ensino da disciplina de empreendedorismo são importantes para o desenvolvimento pessoal, profissional e social dos alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53518 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Administração - Bacharelado |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Andreia Kelli Ferreira da Silva.pdf | 497,69 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons