Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53540

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Leandro Pereira de-
dc.contributor.authorSANTANA, Renata Silvestre de-
dc.date.accessioned2023-11-10T18:20:45Z-
dc.date.available2023-11-10T18:20:45Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationSANTANA, Renata Silvestre de. Paisagem sonora e identidade: uma abordagem criativa mediada por tecnologias digitais. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53540-
dc.description.abstractEste estudo investigou a relação entre a paisagem sonora e a construção da identidade, bem como a aplicação de ferramentas tecnológicas digitais da informação e comunicação (TDICs) acessíveis para explorar essa conexão em contextos educacionais. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem exploratória, com base em revisão bibliográfica, explorando como a identidade é moldada pela interação entre os indivíduos e os sons presentes em seu entorno. A exploração da identidade sonora, especialmente por meio de atividades como a criação de mapas sonoros, permite aos indivíduos uma compreensão mais profunda de como a paisagem sonora contribui para a construção de sua identidade. Essa compreensão é valiosa para a educação, particularmente em áreas periféricas, onde as experiências sonoras podem ser únicas e muitas vezes colocadas à margem, por conta do racismo e preconceitos. O estudo destaca a importância de considerar a paisagem sonora como um elemento influente na formação da identidade e sugere que abordagens pedagógicas baseadas em ferramentas tecnológicas podem ajudar a explorar e valorizar as experiências sonoras individuais e coletivas.pt_BR
dc.format.extent38p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectpaisagem sonorapt_BR
dc.subjectidentidadept_BR
dc.subjecteducação musicalpt_BR
dc.subjectferramentas Tecnológicaspt_BR
dc.titlePaisagem sonora e identidade: uma abordagem criativa mediada por tecnologias digitaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4339890265496024pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3563806036881003pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigated the relationship between the soundscape and the construction of identity and the application of accessible digital information and communication technology (ICT) tools to explore this relationship in educational contexts. The research adopted a qualitative approach, based on a literature review, and explored how identity is shaped through the interaction between individuals and the sounds present in their environment. The main findings revealed that exploring sound identity, especially through activities such as sound mapping, allows individuals to gain a deeper understanding of how the soundscape contributes to the construction of their identity. This understanding is valuable for education, especially in peripheral areas where sound experiences can be unique and often overlooked. The study highlights the importance of considering the soundscape as an influential element in identity formation and suggests that pedagogical approaches based on technological tools can help to explore and value individual and collective sound experiences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Renata Silvestre de Santana.pdfRenata Silvestre de Santana299,6 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons