Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53540

Share on

Title: Paisagem sonora e identidade: uma abordagem criativa mediada por tecnologias digitais
Authors: SANTANA, Renata Silvestre de
Keywords: paisagem sonora; identidade; educação musical; ferramentas Tecnológicas
Issue Date: 4-Oct-2023
Citation: SANTANA, Renata Silvestre de. Paisagem sonora e identidade: uma abordagem criativa mediada por tecnologias digitais. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Música - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Este estudo investigou a relação entre a paisagem sonora e a construção da identidade, bem como a aplicação de ferramentas tecnológicas digitais da informação e comunicação (TDICs) acessíveis para explorar essa conexão em contextos educacionais. A pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem exploratória, com base em revisão bibliográfica, explorando como a identidade é moldada pela interação entre os indivíduos e os sons presentes em seu entorno. A exploração da identidade sonora, especialmente por meio de atividades como a criação de mapas sonoros, permite aos indivíduos uma compreensão mais profunda de como a paisagem sonora contribui para a construção de sua identidade. Essa compreensão é valiosa para a educação, particularmente em áreas periféricas, onde as experiências sonoras podem ser únicas e muitas vezes colocadas à margem, por conta do racismo e preconceitos. O estudo destaca a importância de considerar a paisagem sonora como um elemento influente na formação da identidade e sugere que abordagens pedagógicas baseadas em ferramentas tecnológicas podem ajudar a explorar e valorizar as experiências sonoras individuais e coletivas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53540
Appears in Collections:(TCC) - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renata Silvestre de Santana.pdfRenata Silvestre de Santana299,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons