Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53544
Compartilhe esta página
Título: | Avaliação educacional: concepções e embates teóricos |
Autor(es): | SILVA, Assis Leão da GOMES, Alfredo Macedo |
Palavras-chave: | Concepções de avaliação; Tendências de avaliação; Políticas de avaliação; Avaliação educacional |
Data do documento: | Mai-2018 |
Citação: | SILVA, Assis Leão da ; GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estud. Aval. Educ., São Paulo, v. 29, n. 71, p. 350-384, maio/ago. 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-68312018000200350&lng=pt&nrm=iso |
Abstract: | O artigo objetiva realizar uma discussão teórica ao revisitar, sistematizar e refletir a respeito de distintas concepções de avaliação e de suas tendências no campo da avaliação educacional. A construção histórica dessas concepções de avaliação sinaliza, em suas origens, determinadas demandas que alteram a ênfase da avaliação educacional em cada momento do campo da avaliação educacional. Destaca-se que, no contexto atual, a compreensão a respeito da avaliação educacional está associada ao hibridismo de distintas concepções de avaliação. Esse hibridismo, materializado nas políticas de avaliação, tem posto em evidência um momento de transição nas tendências das concepções de avaliação, com avanços e recuos importantes no alcance, objetos e lógica da avaliação educacional, ao combinar harmonização ou conflitos das/entre concepções de avaliação. |
Descrição: | Todas as notas estão ao final do texto |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53544 |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA. Avaliação educacional. p. 350-384.pdf Acesso restrito | 210,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.