Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53558

Share on

Title: Do abandono à recriação: O restauro como método de ressignificação de espaços esquecidos na cidade de Vitória de Santo Antão - PE
Authors: SOUZA, Anna Flavia Nascimento
Keywords: arquitetura; restauro; conservação; ressignificação; intervenção
Issue Date: 29-Sep-2023
Citation: SOUZA, Anna Flavia Nascimento. Do abandono à recriação: O restauro como método de ressignificação de espaços esquecidos na cidade de Vitória de Santo Antão - PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: As cidades contemporâneas, em seu atual ritmo frenético, tendem a passar por constantes transformações em seu estoque edificado. São novas identidades, fluxos e simbologias que interferem diretamente no seu reordenamento espacial, fazendo surgir novas edificações ao passo em que outras são “esquecidas”. O questionamento se dá, então, em como aproveitar estas estruturas de modo a evitar a sua decadência e a reinserí-las na vivência citadina. A partir do propósito de demonstrar o recurso da intervenção como ferramenta de ressignificação de espaços, se propõe uma reflexão sobre a possibilidade que o restauro permite como instrumento de transformação, ao passo que se busca entender a arquitetura enquanto símbolo e memória do lugar. Sendo assim, o presente trabalho tem como motivação o desenvolvimento de uma análise crítica sobre a representação memorativa envolvida nos processos de intervenção de duas edificações de interesse histórico situadas no centro da cidade de Vitória de Santo Antão - PE.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53558
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_ANNA FLAVIA NASCIMENTO SOUZA_2023.pdf80,36 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons