Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53570

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria do Carmo Gonçalo-
dc.contributor.authorFONSECA, Herbertt Lucas Arruda-
dc.date.accessioned2023-11-14T11:22:34Z-
dc.date.available2023-11-14T11:22:34Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-11-04-
dc.identifier.citationFONSECA, Herbertt Lucas Arruda. Gestão escolar e vidas trans: a construção da cultura organizacional da escola como meio de justiça social para estudantes transgêneros.. 2023. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53570-
dc.description.abstractAo considerar as injustiças sociais que atravessam as vivências transgêneras nas diversas instâncias da sociedade e, por conseguinte da escola, também, perpassam as práticas da gestão escolar. Objetiva-se com o presente estudo compreender as percepções e desafios da gestão escolar na promoção de uma cultura organizacional comprometida com a justiça social de estudantes transgêneros. Para tanto, procede-se à pesquisa qualitativa de cunho exploratório no intuito de contribuir com a produção existente acerca da temática proposta no trabalho. A coleta de dados se deu através da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e de entrevistas semiestruturadas com duas profissionais da equipe gestora da escola estudada. O tratamento dos dados se deu através da Análise de Conteúdo. Desse modo, observa-se que a escola ao se comprometer com uma gestão democrática e fazer exercícios de acolhimento de estudantes trans e protagonismo estudantil, colabora com a justiça social desse grupo de estudantes, o que permite concluir que embora a realidade do país ainda seja de transfobia, a apropriação da cultura organizacional da escola por parte da gestão visando construir um lugar de respeito às diferenças proporciona um avanço na permanência de estudantes transgêneros na escola.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura Organizacionalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectGestão Escolarpt_BR
dc.subjectJustiça Socialpt_BR
dc.subjectTransgeneridadept_BR
dc.titleGestão escolar e vidas trans: a construção da cultura organizacional da escola como meio de justiça social para estudantes transgêneros.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5214043811823846pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0892001190378231pt_BR
dc.description.abstractxConsidering the social injustices that permeate transgender experiences in different instances of society and therefore at school, also, going through the practices of school management, the aim of this study is to understand the perceptions and challenges of school management in promoting a committed organizational culture with social justice for transgender students. To this end, qualitative research of an exploratory nature is carried out in order to contribute to the existing production on the theme proposed in the work. Data collection took place through the school's Pedagogical Political Project (PPP) and semi-structured interviews with two professionals from the management team of the studied school. Data processing took place through Content Analysis. In this way, it is observed that the school, by committing to democratic management and carrying out exercises to welcome trans students and student protagonism, collaborates with social justice for this group of students, which allows us to conclude that although the reality of the country is still of transphobia, the appropriation of the school's organizational culture by the management aiming to build a place of respect for differences provides an advance in the permanence of transgender students at school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0515157502980112pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-8128-3595pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HERBERTT FONSECA.pdf454,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons