Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53570
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria do Carmo Gonçalo | - |
dc.contributor.author | FONSECA, Herbertt Lucas Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T11:22:34Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T11:22:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-04 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Herbertt Lucas Arruda. Gestão escolar e vidas trans: a construção da cultura organizacional da escola como meio de justiça social para estudantes transgêneros.. 2023. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53570 | - |
dc.description.abstract | Ao considerar as injustiças sociais que atravessam as vivências transgêneras nas diversas instâncias da sociedade e, por conseguinte da escola, também, perpassam as práticas da gestão escolar. Objetiva-se com o presente estudo compreender as percepções e desafios da gestão escolar na promoção de uma cultura organizacional comprometida com a justiça social de estudantes transgêneros. Para tanto, procede-se à pesquisa qualitativa de cunho exploratório no intuito de contribuir com a produção existente acerca da temática proposta no trabalho. A coleta de dados se deu através da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e de entrevistas semiestruturadas com duas profissionais da equipe gestora da escola estudada. O tratamento dos dados se deu através da Análise de Conteúdo. Desse modo, observa-se que a escola ao se comprometer com uma gestão democrática e fazer exercícios de acolhimento de estudantes trans e protagonismo estudantil, colabora com a justiça social desse grupo de estudantes, o que permite concluir que embora a realidade do país ainda seja de transfobia, a apropriação da cultura organizacional da escola por parte da gestão visando construir um lugar de respeito às diferenças proporciona um avanço na permanência de estudantes transgêneros na escola. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cultura Organizacional | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Gestão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Justiça Social | pt_BR |
dc.subject | Transgeneridade | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar e vidas trans: a construção da cultura organizacional da escola como meio de justiça social para estudantes transgêneros. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5214043811823846 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0892001190378231 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Considering the social injustices that permeate transgender experiences in different instances of society and therefore at school, also, going through the practices of school management, the aim of this study is to understand the perceptions and challenges of school management in promoting a committed organizational culture with social justice for transgender students. To this end, qualitative research of an exploratory nature is carried out in order to contribute to the existing production on the theme proposed in the work. Data collection took place through the school's Pedagogical Political Project (PPP) and semi-structured interviews with two professionals from the management team of the studied school. Data processing took place through Content Analysis. In this way, it is observed that the school, by committing to democratic management and carrying out exercises to welcome trans students and student protagonism, collaborates with social justice for this group of students, which allows us to conclude that although the reality of the country is still of transphobia, the appropriation of the school's organizational culture by the management aiming to build a place of respect for differences provides an advance in the permanence of transgender students at school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0005-8128-3595 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - HERBERTT FONSECA.pdf | 454,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons