Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53570

Comparte esta pagina

Título : Gestão escolar e vidas trans: a construção da cultura organizacional da escola como meio de justiça social para estudantes transgêneros.
Autor : FONSECA, Herbertt Lucas Arruda
Palabras clave : Cultura Organizacional; Gênero; Gestão Escolar; Justiça Social; Transgeneridade
Fecha de publicación : 6-oct-2023
Citación : FONSECA, Herbertt Lucas Arruda. Gestão escolar e vidas trans: a construção da cultura organizacional da escola como meio de justiça social para estudantes transgêneros.. 2023. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.
Resumen : Ao considerar as injustiças sociais que atravessam as vivências transgêneras nas diversas instâncias da sociedade e, por conseguinte da escola, também, perpassam as práticas da gestão escolar. Objetiva-se com o presente estudo compreender as percepções e desafios da gestão escolar na promoção de uma cultura organizacional comprometida com a justiça social de estudantes transgêneros. Para tanto, procede-se à pesquisa qualitativa de cunho exploratório no intuito de contribuir com a produção existente acerca da temática proposta no trabalho. A coleta de dados se deu através da análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e de entrevistas semiestruturadas com duas profissionais da equipe gestora da escola estudada. O tratamento dos dados se deu através da Análise de Conteúdo. Desse modo, observa-se que a escola ao se comprometer com uma gestão democrática e fazer exercícios de acolhimento de estudantes trans e protagonismo estudantil, colabora com a justiça social desse grupo de estudantes, o que permite concluir que embora a realidade do país ainda seja de transfobia, a apropriação da cultura organizacional da escola por parte da gestão visando construir um lugar de respeito às diferenças proporciona um avanço na permanência de estudantes transgêneros na escola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53570
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - HERBERTT FONSECA.pdf454,22 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons