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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53581
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, José André Wanderley Dantas de | - |
dc.contributor.author | GROSSO, Iasmim Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T18:36:54Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T18:36:54Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-25 | - |
dc.identifier.citation | GROSSO, Iasmim Queiroz. Orçamento público e assistência estudantil universitária em tempos de austeridade: desafios e alternativas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53581 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é contribuir para o estudo da assistência estudantil universitária a partir do enfoque no orçamento público brasileiro. Para tanto, se utilizou de pesquisa bibliográfica em contribuições teóricas do direito financeiro, direito constitucional, educação, finanças públicas, serviço social e história. Se tratou de uma abordagem interdisciplinar para obter uma visão completa das raízes e sentidos do problema posto, partindo da história das primeiras concepções em assistência estudantil apresentados em solo brasileiro, o papel do movimento estudantil universitário na formulação e conquista de avanços em assistência estudantil, e a realidade socioeconômica brasileira, principalmente após os governos Fernando Henrique Cardoso. O problema se trata da ausência de cobertura suficiente em assistência estudantil a todos os estudantes que seriam público alvo do Decreto n 7.234/2010, que regulamenta o PNAES. Nisso, foi buscada a análise do contexto econômico brasileiro, concluindo-se, então, pelo orçamento participativo, transformação do PNAES em lei federal com abrangência para universidades públicas e privadas, e pela prática dos conselhos para construção coletiva de políticas de assistência estudantil no ambiente universitário como alternativas para o aperfeiçoamento da assistência estudantil universitária brasileira. | pt_BR |
dc.format.extent | 80p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | orçamento público | pt_BR |
dc.subject | assistência estudantil | pt_BR |
dc.subject | PNAES | pt_BR |
dc.subject | neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | austeridade | pt_BR |
dc.title | Orçamento público e assistência estudantil universitária em tempos de austeridade: desafios e alternativas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2244153814615659 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5143242513947413 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this work is to contribute to the study of university student assistance from the point of view of the Brazilian public budget. To this end, bibliographical research was carried out on theoretical contributions from financial law, constitutional law, education, public finance, social work and history. It was an interdisciplinary approach to obtain a complete view of the roots and meanings of the problem, starting from the history of the first concepts of student assistance presented on Brazilian soil, the role of the university student movement in formulating and achieving advances in student assistance, and the Brazilian socio-economic reality, especially after the Fernando Henrique Cardoso governments. The problem is the lack of sufficient coverage in student assistance for all students who would be the target audience of Decree 7.234/2010, which regulates the PNAES. An analysis of the Brazilian economic context was then sought, leading to the conclusion that participatory budgeting, the transformation of the PNAES into a federal law covering both public and private universities, and the practice of councils for the collective construction of student assistance policies in the university environment are alternatives for improving student assistance at Brazilian universities. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCJ-DDPE) - Departamento de Direito Público Especializado | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCJ-Curso de Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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