Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585

Comparte esta pagina

Título : Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa
Autor : VARJAL, Elizabeth
Palabras clave : Avaliação das aprendizagens; Educação inclusiva; Habilidades técnicas; Funções da avaliação; Direitos dos alunos
Fecha de publicación : jul-2018
Citación : VARJAL, Elizabeth. Avaliação das aprendizagens: uma reflexão sobre a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Revista Fafire. Recife, v. 11, n. 2, p. 11-21, jul./dez. 2018.
Resumen : Este artigo debate a importância da competência técnica dos professores para a prática avaliativa. Argumenta sobre a captura do discurso técnico-metodológico pelo discurso político-ideológico, no debate acadêmico do campo da avaliação das aprendizagens. Defende a necessidade de diálogo entre esses dois discursos. Fundamentado em uma determinada concepção de educação, escola e avaliação voltadas para a inclusão social, coloca em debate determinadas habilidades técnicas dos professores avaliadores, bem como algumas funções da avaliação, consideradas fundamentais para que a prática avaliativa seja competente e justa. Discute também a vinculação da avaliação com os direitos dos alunos e realça a necessidade de se ampliar o debate desse campo, no sentido de incluir reflexões sobre técnicas e instrumentos avaliativos, bem como abordagens que contemplem a relação entre avaliação, qualidade, direitos e justiça.
Descripción : Todas as notas de rodapé, estão no final do texto
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53585
Aparece en las colecciones: Artigo - Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VARJAL. Avaliação das apredizagens. p. 11-21.pdf
  Acceso restringido
149,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.