Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53587

Compartilhe esta página

Título: Projeto socioeducativo e inclusão educacional : uma análise do projeto “PESCAR” do Instituto Solidare/PE.
Autor(es): SILVA, Alycia Cristine da
SANTOS, Jéssica Maria Malheiros dos
Palavras-chave: Educação não-formal; Projeto Socioeducativo; Inclusão Educacional; Instituto Solidare; Projeto Pescar
Data do documento: 10-Mai-2023
Citação: SILVA, Alycia Cristine da; SANTOS, Jéssika Maria Malheiros José dos. Projeto Socioeducativo E Inclusão Educacional: ama Análise do Projeto “Pescar” do Instituto Solidare/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do “Projeto Pescar”, promovido pelo Instituto Solidare/PE, no sentido de enfrentar as desigualdades educacionais. Tratamos conceitualmente de educação não-formal, terceiro setor, projetos socioeducativos e inclusão educacional. A pesquisa de abordagem qualitativa e delineada como estudo de campo. Realizou-se entrevista semiestruturada com a pedagoga do Instituto e o atual coordenador do “Projeto Pescar”, bem como aplicou-se questionário com perguntas abertas e fechadas via Google Formulário com 51 beneficiários egressos. Os achados indicam que o Instituto possuiu uma ação social significativa para a comunidade de Coqueiral e dos bairros adjacentes como alternativa para o enfrentamento das desigualdades vivenciadas pela população por favorecer oportunidades pontuais de formação por meio de projetos. Ações pontuais por meio de projetos e programas sociais são importantes, pois possibilitam perspectivas de inclusão educacional concreta aos participantes. Entretanto, é preciso ir além, lutar por melhores condições de vida para toda a sociedade na perspectiva da inclusão e garantia dos direitos sociais reconhecidos historicamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53587
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (1).pdf470,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons