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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53588
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Título: | O trabalho com a consciência fonológica em uma coleção de livro didático da educação infantil |
Autor(es): | OLIVEIRA, Débora Letícia de |
Palavras-chave: | Consciência fonológica; Educação infantil; Livro didático |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | OLIVEIRA, Débora. O Trabalho com a consciência fonológica em uma coleção de livro didático da Educação Infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | Esta pesquisa surge com o objetivo de analisar como o trabalho da consciência fonológica (CF) é desenvolvido nas atividades do volume 1 de uma coleção de livros didáticos para a Educação Infantil, verificando, mais especificamente, quais níveis de consciência fonológica e operações cognitivas são contemplados. As bases teóricas de nossa pesquisa estão sedimentadas em autores que destacam em seus estudos o conceito de CF, sua relação com a alfabetização, seus níveis diversos e as operações cognitivas possíveis nas atividades de reflexão fonológica. França Filho (2015), Freitas (2004) e Morais (2004, 2012, 2015) são alguns desses autores. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, visto que lida, predominantemente, com a análise de significados. É uma análise documental, tendo como documento analisado o volume 1 de uma coleção de livros didáticos da educação infantil aprovada no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/2022) e mais adotada em Recife: coleção Porta Aberta. Para o processo de análise dos dados coletados, foi utilizada a análise de conteúdo, através da qual pudemos obter uma apresentação sistemática e qualitativa. Dentre os principais resultados, percebemos I) o trabalho com a CF ao longo dos quatro movimentos (unidades), mesmo que em proporções diferentes; II) uma predominância de momentos de reflexão fonológica no nível da sílaba; III) uma proeminência do nível do fonema em detrimento do nível da rima (considerando que este nível da rima pode ser constituído por um segmento sonoro maior que o fonema); e IV) pouca variedade de operações cognitivas presentes nas atividades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53588 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
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