Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615

Compartilhe esta página

Título: Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): SOUSA, Luara Poliana de Vasconcelos
Palavras-chave: Política Educacional; Educação Superior; Assistência estudantil; Curso de Pedagogia; UFPE; Proaes
Data do documento: 29-Set-2023
Citação: SOUSA, Luara P. V.; ARRUDA, Ana Lúcia B. de. Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O presente artigo teve como objetivo analisar como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis está efetivando as políticas de assistência estudantil e quais são seus impactos diante das desigualdades sociais focando nos estudantes da graduação em pedagogia. Nos apoiamos nos estudos de Imperatori (2017), Arruda (2012), dentre outros. Para a coleta de dados, aplicamos o questionário com 111 estudantes do turno da manhã, tarde e noite, separados em II blocos: perfil social e perfil econômico. Esse estudo revelou que a vulnerabilidade socioeconômica deve ser encarada como prioridade para efetivação de uma educação superior pública. E diante dos avanços das Políticas de Assistência Estudantil ainda enfrentam retrocessos consideráveis como um divisor histórico de ações assistenciais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luara Poliana de Vasconcelos Sousa - TCC.pdf258,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons