Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615
Compartilhe esta página
Título: | Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco |
Autor(es): | SOUSA, Luara Poliana de Vasconcelos |
Palavras-chave: | Política Educacional; Educação Superior; Assistência estudantil; Curso de Pedagogia; UFPE; Proaes |
Data do documento: | 29-Set-2023 |
Citação: | SOUSA, Luara P. V.; ARRUDA, Ana Lúcia B. de. Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | O presente artigo teve como objetivo analisar como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis está efetivando as políticas de assistência estudantil e quais são seus impactos diante das desigualdades sociais focando nos estudantes da graduação em pedagogia. Nos apoiamos nos estudos de Imperatori (2017), Arruda (2012), dentre outros. Para a coleta de dados, aplicamos o questionário com 111 estudantes do turno da manhã, tarde e noite, separados em II blocos: perfil social e perfil econômico. Esse estudo revelou que a vulnerabilidade socioeconômica deve ser encarada como prioridade para efetivação de uma educação superior pública. E diante dos avanços das Políticas de Assistência Estudantil ainda enfrentam retrocessos consideráveis como um divisor histórico de ações assistenciais. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luara Poliana de Vasconcelos Sousa - TCC.pdf | 258,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons