Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615
Comparte esta pagina
Título : | Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco |
Autor : | SOUSA, Luara Poliana de Vasconcelos |
Palabras clave : | Política Educacional; Educação Superior; Assistência estudantil; Curso de Pedagogia; UFPE; Proaes |
Fecha de publicación : | 29-sep-2023 |
Citación : | SOUSA, Luara P. V.; ARRUDA, Ana Lúcia B. de. Assistência estudantil e os atravessamentos na trajetória de estudantes do Curso de Pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | O presente artigo teve como objetivo analisar como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis está efetivando as políticas de assistência estudantil e quais são seus impactos diante das desigualdades sociais focando nos estudantes da graduação em pedagogia. Nos apoiamos nos estudos de Imperatori (2017), Arruda (2012), dentre outros. Para a coleta de dados, aplicamos o questionário com 111 estudantes do turno da manhã, tarde e noite, separados em II blocos: perfil social e perfil econômico. Esse estudo revelou que a vulnerabilidade socioeconômica deve ser encarada como prioridade para efetivação de uma educação superior pública. E diante dos avanços das Políticas de Assistência Estudantil ainda enfrentam retrocessos consideráveis como um divisor histórico de ações assistenciais. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53615 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luara Poliana de Vasconcelos Sousa - TCC.pdf | 258,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons