Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ASSUNÇÃO, Fernando Maia | - |
dc.contributor.author | GONDIM, Cintia Maria | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-20T18:57:45Z | - |
dc.date.available | 2023-11-20T18:57:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-16 | - |
dc.identifier.citation | Gondim, Cintia Maria.Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia braille no curso de licenciatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Música - Licenciatura, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616 | - |
dc.description.abstract | Esta Monografia trata da Educação Inclusiva, voltada especificamente para os deficientes visuais que estudam Música. Devido à escassez de profissionais aptos a lecionar nesse segmento, e à necessidade de uma maior integração no meio universitário, temos como objetivo propor uma disciplina de introdução à Musicografia Braille para os discentes do curso de Licenciatura em Música da UFPE, visto que o curso já possui em seu perfil curricular a disciplina de LIBRAS como obrigatória. Dessa forma, uma disciplina para ensino de Musicografia Braille contemplaria os deficientes visuais e ainda ampliaria o conhecimento dos licenciandos não deficientes. As metodologias utilizadas neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa documental. Esta última relacionada aos documentos oficiais da UFPE, como o perfil curricular do curso de Licenciatura em Música, bem como o modelo da ementa de ensino utilizado pelos professores do curso. Através desta monografia, pretendemos incentivar os futuros professores graduados a abraçarem a inclusão nas salas de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Musicografia Braille | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Visual | pt_BR |
dc.title | Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia Braille no curso de Licenciatura em Música da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5267663641642176 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This Monograph deals with Inclusive Education, specifically aimed at the visually impaired who study Music. Due to the scarcity of professionals able to teach in this segment, and the need for greater integration in the university environment, we aim to propose an introductory discipline to Braille Musicography for students of the Music Degree course at UFPE, since the course has already has in its curriculum profile the discipline of LIBRAS as mandatory. In this way, a discipline for teaching Braille Musicography would contemplate the visually impaired and would also expand the knowledge of non-disabled undergraduates. The methodologies used in this work were bibliographical research and documental research. The latter related to official UFPE documents, such as the curricular profile of the Degree in Music, as well as the model of the teaching curriculum used by the professors of the course. Through this monograph, we intend to encourage future graduate teachers to embrace inclusion in the classroom. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cintia Maria Gondim.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons