Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616
Comparte esta pagina
Título : | Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia Braille no curso de Licenciatura em Música da UFPE |
Autor : | GONDIM, Cintia Maria |
Palabras clave : | Musicografia Braille; Educação Inclusiva; Deficiência Visual |
Fecha de publicación : | 12-may-2023 |
Citación : | Gondim, Cintia Maria.Educação musical inclusiva: uma discussão sobre o ensino de musicografia braille no curso de licenciatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação, Música - Licenciatura, 2023. |
Resumen : | Esta Monografia trata da Educação Inclusiva, voltada especificamente para os deficientes visuais que estudam Música. Devido à escassez de profissionais aptos a lecionar nesse segmento, e à necessidade de uma maior integração no meio universitário, temos como objetivo propor uma disciplina de introdução à Musicografia Braille para os discentes do curso de Licenciatura em Música da UFPE, visto que o curso já possui em seu perfil curricular a disciplina de LIBRAS como obrigatória. Dessa forma, uma disciplina para ensino de Musicografia Braille contemplaria os deficientes visuais e ainda ampliaria o conhecimento dos licenciandos não deficientes. As metodologias utilizadas neste trabalho foram a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa documental. Esta última relacionada aos documentos oficiais da UFPE, como o perfil curricular do curso de Licenciatura em Música, bem como o modelo da ementa de ensino utilizado pelos professores do curso. Através desta monografia, pretendemos incentivar os futuros professores graduados a abraçarem a inclusão nas salas de aula. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53616 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cintia Maria Gondim.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons