Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53637
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | DIAS, Luciana Teresa Brooking | - |
dc.contributor.author | LANDEIRA-FERNANDEZ, J. | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-21T15:46:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-21T15:46:19Z | - |
dc.date.issued | 2011-04 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Luciana Teresa Brooking; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, [S.L.], p. 19-26, 30 abr. 2011. Revista Neuropsicologia Latinoamericana. http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0061 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53637 | - |
dc.description | Todas as notas de autoria estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | A memória é uma função cognitiva complexa formada por diferentes componentes que se relacionam entre si. Em face dos avanços e das crescentes demandas nas áreas de neuropsicologia do desenvolvimento e escolar, especialmente na América Latina, torna-se importante promover estudos de revisão teórica em busca de um entendimento mais aprofundado sobre como se desenvolvem os diferentes tipos, componentes e sistemas mnemônicos de crianças na fase pré- e escolar assim como em períodos de desenvolvimento subsequentes. Utilizando-se como critério o tempo em que uma informação fica armazenada com o indivíduo, pode-se classificar a memória em sensorial, de curto e de longo prazo. A memória de trabalho representa um tipo de memória de curto prazo, em relação constante com a de longo prazo, formada por alça fonológica, esboço visuoespacial, executivo central e retentor episódico. A memória de longo prazo apresenta um componente explícito e implícito. A memória se desenvolve ao longo da vida do indivíduo a partir das relações entre aspectos biológicos e sociais. Bebês já apresentam algum tipo de memória, ainda que rudimentar, reproduzindo ações após intervalos de tempo, como se fosse o início da memória explícita; reconhecem faces e eventos familiares; e apresentam memória implícita, que não sofre muita alteração ao longo do desenvolvimento. Na pré-escola, quando a criança começa a apresentar maturação do sistema nervoso, a verbalizar e a desenvolver um pensamento mais abstrato, juntamente com a ajuda dos pais na estimulação de sua linguagem, a memória explícita assim como a memória de trabalho começam a se tornar mais sofisticadas, permitindo que informações possam ser mais bem organizadas. Na fase escolar, a memória já se encontra mais desenvolvida, principalmente em crianças mais velhas. Essa revisão teórica pode contribuir para a organização do importante conhecimento sobre as bases mnemônicas para uma melhor compreensão das dificuldades que podem ocorrer na infância, assim como para a promoção de estratégias de estimulação de componentes mnenônicos nesta fase. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 19-26 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.source | DIAS, Luciana Teresa Brooking; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, [S.L.], p. 19-26, 30 abr. 2011. Revista Neuropsicologia Latinoamericana. http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0061 | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Ontogênese | pt_BR |
dc.subject | Pré-escola | pt_BR |
dc.title | Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0061 | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2022-10 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DIAS. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória. p. 19-26.pdf Acesso restrito | 174,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.