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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53637
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Título : | Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar |
Autor : | DIAS, Luciana Teresa Brooking LANDEIRA-FERNANDEZ, J. |
Palabras clave : | Memória; Cognição; Desenvolvimento; Ontogênese; Pré-escola |
Fecha de publicación : | abr-2011 |
Citación : | DIAS, Luciana Teresa Brooking; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, [S.L.], p. 19-26, 30 abr. 2011. Revista Neuropsicologia Latinoamericana. http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0061 |
Resumen : | A memória é uma função cognitiva complexa formada por diferentes componentes que se relacionam entre si. Em face dos avanços e das crescentes demandas nas áreas de neuropsicologia do desenvolvimento e escolar, especialmente na América Latina, torna-se importante promover estudos de revisão teórica em busca de um entendimento mais aprofundado sobre como se desenvolvem os diferentes tipos, componentes e sistemas mnemônicos de crianças na fase pré- e escolar assim como em períodos de desenvolvimento subsequentes. Utilizando-se como critério o tempo em que uma informação fica armazenada com o indivíduo, pode-se classificar a memória em sensorial, de curto e de longo prazo. A memória de trabalho representa um tipo de memória de curto prazo, em relação constante com a de longo prazo, formada por alça fonológica, esboço visuoespacial, executivo central e retentor episódico. A memória de longo prazo apresenta um componente explícito e implícito. A memória se desenvolve ao longo da vida do indivíduo a partir das relações entre aspectos biológicos e sociais. Bebês já apresentam algum tipo de memória, ainda que rudimentar, reproduzindo ações após intervalos de tempo, como se fosse o início da memória explícita; reconhecem faces e eventos familiares; e apresentam memória implícita, que não sofre muita alteração ao longo do desenvolvimento. Na pré-escola, quando a criança começa a apresentar maturação do sistema nervoso, a verbalizar e a desenvolver um pensamento mais abstrato, juntamente com a ajuda dos pais na estimulação de sua linguagem, a memória explícita assim como a memória de trabalho começam a se tornar mais sofisticadas, permitindo que informações possam ser mais bem organizadas. Na fase escolar, a memória já se encontra mais desenvolvida, principalmente em crianças mais velhas. Essa revisão teórica pode contribuir para a organização do importante conhecimento sobre as bases mnemônicas para uma melhor compreensão das dificuldades que podem ocorrer na infância, assim como para a promoção de estratégias de estimulação de componentes mnenônicos nesta fase. |
Descripción : | Todas as notas de autoria estão no final do texto |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53637 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
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