Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53710
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA JÚNIOR, Adilson Aquino | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Izabely Carolayne Félix dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Paloma Burgos da | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Taciana Martins Ordônio de | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-23T13:43:34Z | - |
dc.date.available | 2023-11-23T13:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-16 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Taciana Martins Ordônio de; SANTOS, Izabely Carolayne Félix dos; SILVA, Paloma Burgos da. A expansão do ensino superior brasileiro e o discurso ideológico da democratização do acesso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53710 | - |
dc.description.abstract | Este estudo versa sobre as principais ações e programas do Governo Federal inscritos no processo de expansão do ensino superior brasileiro iniciado no final da década de 1990, cujo auge foi atingido durante as gestões de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2015) do Partido dos Trabalhadores (PT). A presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso ideológico empregado nesses mecanismos, buscando desvelar as contradições que o permeiam. Para tal, foi adotada como perspectiva metodológica o materialismo histórico-dialético, buscando compreender a historicidade e contradições imbuídas no tema investigado a partir do contexto do sócio histórico em que se insere. Enquanto procedimentos metodológicos, foram utilizadas as pesquisas bibliográfica e documental. A pesquisa bibliográfica forneceu a base teórica sobre a qual apoia-se este trabalho, a partir de estudos que versam sobre a trajetória da educação de nível superior no Brasil e seu mais recente ciclo de expansão. A pesquisa documental, complementar à bibliográfica, consistiu na análise das principais legislações, relatórios, e outros documentos oficiais do Governo Federal, acerca dos programas e ações de expansão do ensino superior. Observou-se que o discurso de “democratização” utilizado para justificar as ações de expansão da educação superior, apresentada enquanto “redutora de desigualdades”, repousa sobre um intenso processo de mercantilização desse direito social. | pt_BR |
dc.format.extent | 88p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação; Expansão; Ensino Superior; Brasil; Acesso; Permanência. | pt_BR |
dc.title | A expansão do ensino superior brasileiro e o discurso ideológico da democratização do acesso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5970712377367451 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study focuses on the main actions and programs of the Federal Government included in the process of expansion of Brazilian higher education that began at the end of the 1990s, whose peak was reached during the administrations of Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) and Dilma Rousseff (2011-2015) of the Workers' Party (PT). The present research aims to analyze the ideological discourse used in these mechanisms, seeking to reveal the contradictions that permeate it. To this end, historical-dialectical materialism was adopted as a methodological perspective, seeking to understand the historicity and contradictions imbued in the theme investigated from the context of the socio-historical context in which it is inserted. As methodological procedures, bibliographic and documentary research was used. Bibliographical research provided the theoretical basis on which this work is based, based on studies that deal with the trajectory of higher education in Brazil and its most recent cycle of expansion. The documentary research, complementary to the bibliographical one, consisted of the analysis of the main legislation, reports, and other official documents of the Federal Government, regarding programs and actions to expand higher education. It was observed, therefore, that the discourse of “democratization” used to justify actions to expand higher education, presented as “reducing inequalities”, rests on an intense process of commodification of this social right. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Izabely Carolayne Felix dos Santos, Paloma Burgos da Silva, Taciana Martins Ordônio de Oliveira.pdf | 618,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons