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Título : Efeitos do treino pliométrico sobre o desempenho neuromotor de crianças dos 7 aos 9 anos de idade
Autor : ALVES, Amanda Dayanne Figueiredo
Palabras clave : Exercício Pliométrico; Criança; Desempenho Psicomotor
Fecha de publicación : 18-dic-2015
Citación : .
Resumen : A infância é dividida em três fases e é durante a terceira fase da infância que ocorre o aprimoramento das habilidades motoras. O ambiente em que a criança vive pode servir como estímulo positivo para aquisição das habilidades motoras, sendo importante o engajamento da mesma em programas de treino físico. A pliometria consiste no Ciclo Alongamento-Encurtamento (CAE) cujo componente elástico de um grupo muscular ao ser precedido por uma ação excêntrica (pré-alongamento) na ação concêntrica resultante, gera uma maior força, porém pouco se sabe sobre seus efeitos nas crianças. Sendo assim, objetivamos avaliar o efeito de 24 sessões de treino pliométrico sobre o Desempenho Neuromotor (DNM) em crianças de 7, 8 e 9 anos de idade. A amostra foi composta por 116 meninos entre os 7 e 9 anos, divida em controle (GC=43) e grupo treinado (GT=73). Ambos os grupos foram submetidos aos testes antropométricos e foi aplicado também o teste KTK para avaliação da coordenação motora grossa: equilíbrio na trave (ET), saltos monopedais (SM), saltos laterais (SL) e transferência na plataforma (TP), antes (T0) e após (T1) o treino pliométrico. O treino teve duração de 24 sessões, com duas sessões semanais, iniciando com 50 saltos por sessão, com um aumento progressivo das repetições até 120 saltos. Os dados estão apresentados em Média ± EPM. Foram utilizados os testes ANOVA one-way e two-way seguido pelo post-hoc de Turkey. As análises foram realizadas usando o programa SPSS versão 17.0, com o valor de p < 0.05. Para os resultados no que diz respeito à avaliação da coordenação motora grossa após o período de treino (T1), as crianças de 7 anos de idade não apresentaram diferença. Já as crianças com 8 anos anos de idade apresentaram diferença entre as tarefas: ET (P= 0,015), SM (P=0,004) e SL (P=0,035). Os meninos de 9 anos de idade apresentaram diferenças na ET (P=0,006), SM (P=0,001), SL (P=0,041) e TP (P=0,013). Em nenhum das idades não houve diferença em relação às variáveis antropométricas. O treino pliométrico mostra-se eficaz para o aumento do DNM em crianças dos 8 e 9 anos de idades.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53718
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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