Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53729
Share on
Title: | Metodologia de ensino na iniciação do futebol no Brasil: uma abordagem teórica do processo |
Authors: | CARVALHEIRA, Diego |
Keywords: | Futebol; Iniciação esportiva; Metodologia de ensino |
Issue Date: | 25-Jul-2014 |
Citation: | . |
Abstract: | O referido estudo aborda noções teóricas e metodológicas do ensino do esporte voltadas para a iniciação esportiva do futebol, a partir de diversos estudiosos da área, dentre os quais se encontram Freire, Gomes e Souza, Santana, Greco e Paes, no intuito de revelar o tipo da prática encontrada no ambiente supracitado e as implicações que decorre deste processo envolvendo crianças e adolescentes ligadas ao esporte em questão em idade de formação. Tais aspectos são por nós considerados, sobretudo, desde que é latente o aumento do interesse de crianças por atividades esportivas e a conseqüente expansão das escolinhas de esportes no Brasil, o que não deixa de se constituir uma preocupação, para os profissionais que tem inserção no meio e que repercute no papel sócio educacional que exercemos. Sendo assim, temos o dever de questionar para que direção caminha o ensino do esporte em nosso país refletindo constantemente sobre aspectos tais como: quem são os profissionais que atuam neste espaço? Quais os procedimentos utilizados na iniciação? Os resultados dessa intervenção nos aprendizes? E coisas similares. Essas indagações não são algo sem sentido, do contrário, visa compreender as implicações que se evidenciam no curso da iniciação do esporte no Brasil e em nosso caso particular do futebol, ao menos por sua adesão em massa. Este estudo se constitui, portanto no trabalho de conclusão de curso de graduação defendida em 2014. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53729 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diego Carvalheira.pdf | 181,88 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License