Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53729

Share on

Title: Metodologia de ensino na iniciação do futebol no Brasil: uma abordagem teórica do processo
Authors: CARVALHEIRA, Diego
Keywords: Futebol; Iniciação esportiva; Metodologia de ensino
Issue Date: 25-Jul-2014
Citation: .
Abstract: O referido estudo aborda noções teóricas e metodológicas do ensino do esporte voltadas para a iniciação esportiva do futebol, a partir de diversos estudiosos da área, dentre os quais se encontram Freire, Gomes e Souza, Santana, Greco e Paes, no intuito de revelar o tipo da prática encontrada no ambiente supracitado e as implicações que decorre deste processo envolvendo crianças e adolescentes ligadas ao esporte em questão em idade de formação. Tais aspectos são por nós considerados, sobretudo, desde que é latente o aumento do interesse de crianças por atividades esportivas e a conseqüente expansão das escolinhas de esportes no Brasil, o que não deixa de se constituir uma preocupação, para os profissionais que tem inserção no meio e que repercute no papel sócio educacional que exercemos. Sendo assim, temos o dever de questionar para que direção caminha o ensino do esporte em nosso país refletindo constantemente sobre aspectos tais como: quem são os profissionais que atuam neste espaço? Quais os procedimentos utilizados na iniciação? Os resultados dessa intervenção nos aprendizes? E coisas similares. Essas indagações não são algo sem sentido, do contrário, visa compreender as implicações que se evidenciam no curso da iniciação do esporte no Brasil e em nosso caso particular do futebol, ao menos por sua adesão em massa. Este estudo se constitui, portanto no trabalho de conclusão de curso de graduação defendida em 2014.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53729
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diego Carvalheira.pdf181,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons