Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53750

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Cid Vasconcelos de-
dc.contributor.authorALMEIDA, Tiago Carvalho Calmon de-
dc.date.accessioned2023-11-24T16:24:49Z-
dc.date.available2023-11-24T16:24:49Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-11-23-
dc.identifier.citationALMEIDA, Tiago Carvalho Calmon de. A violência no cinema marginal de Júlio Bressane. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53750-
dc.description.abstractJúlio Bressane é um dos poucos diretores de sua geração ainda em atividade no Brasil, desde 1966, com seu primeiro curta-metragem comercial (Bethânia Bem de Perto), Bressane coleciona uma série diversa de filmes na carreira, explorando os mais variados temas. O presente trabalho visa explorar o período marginal da filmografia do cineasta a partir da análise crítica de três obras – Matou a Família e foi ao Cinema (1969); Cuidado, Madame (1970); Memórias de um Estrangulador de Loiras (1971) – e de um panorama político e cultural do momento histórico em que os filmes foram feitos. O intuito é investigar a forma com que a violência é representada na filmografia do diretor e observar de que maneira ela se relaciona com os diversos movimentos culturais e os conturbados acontecimentos políticos da época. Além disso, procura-se contribuir com o debate acerca do Cinema Marginal, um importante período da história cinematográfica brasileira. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica tanto de teóricos do cinema quanto de outras áreas, como historiadores e psicanalistas.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectcinema marginalpt_BR
dc.subjectJúlio Bressanept_BR
dc.subjectviolênciapt_BR
dc.titleA violência no cinema marginal de Júlio Bressanept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6337729118028340pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4562106469649026pt_BR
dc.description.abstractxJúlio Bressane is one of the few directors of his generation still working today in Brazil, since 1966, with his commercial short debut (Bethânia Bem de Perto), Bressane has a diverse collection of films in his career, exploring different themes. The present work seeks to explore the marginal period of Júlio Bressane's filmography through the critical analysis of three of his films – Killed the Family and went to the Movies (1969); Watch out, Madame (1970); Memoirs of a Strangler of Blonds (1971) – and a political and cultural overview of the historical moment in which the films were made. The aim is to investigate how violence is represented in the director's filmography and observe how it relates to the many cultural movements and the troubled political events at the time. Furthermore, it seeks to collaborate with the debate about Cinema Marginal, an important period in the history of Brazilian cinema. For that end, film theorists will be utilized as well as from other areas, such as journalists, historians and psychoanalysts.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCS) - Departamento de Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Cinema e Audiovisual – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Cinema e Audiovisual

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Tiago Carvalho Calmon de Almeida.pdf1,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons