Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53767

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBONA, Viviane de-
dc.contributor.authorCARVALHO, Maria Isabel-
dc.date.accessioned2023-11-27T18:21:28Z-
dc.date.available2023-11-27T18:21:28Z-
dc.date.issued2023-09-15-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Isabel. Educação Bilíngue no Brasil: estudo a partir de produções acadêmicas sobre o ensino de língua estrangeira para crianças em um contexto multicultural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53767-
dc.description.abstractO objetivo do presente estudo é o de identificar o que as pesquisas que emergem de produções científicas nos últimos dois anos (2021 e 2022) abordam sobre Educação Bilíngue no Brasil e suas implicações no ensino escolar. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e com apoio em autores como Antonieta Megale (2018, 2019), Ofélia Garcia (2009, 2011), além da legislação publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue (Brasil, 2020), nos debruçamos em 10 pesquisas que deram origem às categorias de análise: “Educação bilíngue: trajetória e singularidades no ensino de língua estrangeira para crianças” e “A prática educacional bilíngue: aspectos da aprendizagem.” Os resultados evidenciaram a prática da educação bilíngue advinda de um mundo globalizado como um instrumento de empoderamento para os seus sujeitos visando o desenvolvimento de habilidades e competências decorrentes de uma prática educacional multicultural alinhada ao ensino de uma língua adicional estrangeira.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Bilínguept_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectMulticulturalismopt_BR
dc.subjectPrimeira infânciapt_BR
dc.titleEducação Bilíngue no Brasil : estudo a partir de produções acadêmicas sobre o ensino de língua estrangeira para crianças em um contexto multiculturalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1031731260412032pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Isabel Mello Costa de Carvalho.pdf258 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons