Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53767

Share on

Title: Educação Bilíngue no Brasil : estudo a partir de produções acadêmicas sobre o ensino de língua estrangeira para crianças em um contexto multicultural
Authors: CARVALHO, Maria Isabel
Keywords: Educação Bilíngue; Bilinguismo; Multiculturalismo; Primeira infância
Issue Date: 15-Sep-2023
Citation: CARVALHO, Maria Isabel. Educação Bilíngue no Brasil: estudo a partir de produções acadêmicas sobre o ensino de língua estrangeira para crianças em um contexto multicultural. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo do presente estudo é o de identificar o que as pesquisas que emergem de produções científicas nos últimos dois anos (2021 e 2022) abordam sobre Educação Bilíngue no Brasil e suas implicações no ensino escolar. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e com apoio em autores como Antonieta Megale (2018, 2019), Ofélia Garcia (2009, 2011), além da legislação publicada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) acerca das Diretrizes Curriculares Nacionais para a oferta de Educação Plurilíngue (Brasil, 2020), nos debruçamos em 10 pesquisas que deram origem às categorias de análise: “Educação bilíngue: trajetória e singularidades no ensino de língua estrangeira para crianças” e “A prática educacional bilíngue: aspectos da aprendizagem.” Os resultados evidenciaram a prática da educação bilíngue advinda de um mundo globalizado como um instrumento de empoderamento para os seus sujeitos visando o desenvolvimento de habilidades e competências decorrentes de uma prática educacional multicultural alinhada ao ensino de uma língua adicional estrangeira.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53767
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Maria Isabel Mello Costa de Carvalho.pdf258 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons