Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53780

Compartilhe esta página

Título: Ensino de zoologia dos invertebrados para crianças do projeto de extensão “Cavinho: projetando o futuro” da UFPE-CAV
Autor(es): SILVA, Leandro Luiz da
Palavras-chave: Educação e Ensino; Projeto de extensão; Didática - Relato de experiência; Projeto “Cavinho: projetando o futuro
Data do documento: 7-Nov-2015
Citação: .
Abstract: Os cursos de Licenciatura possibilitam a formação docente do cidadão. As Universidades públicas permitem aos licenciandos, o desenvolvimento de experiências e práticas de ensino por meio de estágios supervisionados e extensões educacionais. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência didática do Ensino de Zoologia dos Invertebrados às crianças participantes do Projeto de Extensão CAVinho: “Projetando o Futuro”, do Centro Acadêmico de Vitória da UFPE. O referido Projeto proporciona aos Licenciandos em Ciências Biológicas uma experiência docente no próprio âmbito universitário. Participam do projeto 18 crianças com idade entre 8 e 12 anos, oriundas do entorno do CAV. Diferentes temas e métodos didáticos são abordados em cada encontro com o intuito de estimular e promover a aprendizagem participativa. Dentro das Ciências, destaca-se a temática da Zoologia dos Invertebrados, devido ao fato das crianças relatarem que na escola esses assuntos são ensinados apenas por meio da utilização do livro didático, escritas no quadro (próprio conteúdo retirado do livro) ou aula exclusivamente dialogada pelo professor, o que torna os conteúdos desestimulantes. Deste modo foram desenvolvidos seis encontros para abordagem dos principais assuntos relacionados ao tema: Introdução ao Reino Animalia, Ensino do Filo Porífera ao Filo Echinodermata e Exposição dos Invertebrados, cujas didáticas utilizadas tinham a finalidade de proporcionar conhecimento, dinamismo, interatividade através do uso de diferentes métodos de ensino como: filmes, jogos, oficinas de pinturas e leitura, aulas práticas, entre outros. Após a realização dos Encontros foi perceptível o interesse e participação ativa em sala. A adoção de diferentes estratégias de ensino (mesmo de cunho simples), oportunizou o aprendizado (perceptível após as intervenções), possibilitou fugir das metodologias desenvolvidas na rotina escolar e cooperou para o aperfeiçoamento didático docente dos licenciandos participantes do Projeto CAVinho, contribuindo não apenas para o aprendizado das crianças assim como para a formação de todos os envolvidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53780
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Leandro Luiz da.pdf886,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons