Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53803
Compartilhe esta página
Título: | Aprendizagem inventiva e o papel da tecnologia na vida dos idosos durante a pandemia de covid-19 |
Autor(es): | FEITOZA, Marina Feliciano |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Aprendizagem de adultos; Pessoas da terceira idade; Tecnologia apropriada; Relações humanas; Epidemias; Infecções respiratórias |
Data do documento: | 20-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FEITOZA, Marina Feliciano. Aprendizagem inventiva e o papel da tecnologia na vida dos idosos durante a pandemia de covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Abstract: | A pandemia de COVID-19 causou mudanças significativas em todo o mundo, afetando especialmente a população idosa. Restrições sociais foram impostas com o objetivo de conter a propagação da doença, limitando a capacidade dos idosos de se encontrar pessoalmente com amigos e familiares. Para superar esse desafio, muitos tiveram que aprender a utilizar tecnologias digitais para manter a comunicação, o trabalho e outras atividades que passaram a ser realizadas remotamente. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi compreender a aprendizagem inventiva por dois idosos no uso das tecnologias para a comunicação em meio digital, no contexto da pandemia provocada pelo COVID-19. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a teoria da aprendizagem inventiva, a qual concebe a aprendizagem não como uma repetição mecânica, mas como uma atividade inventiva, problematizadora e singular que envolve o corpo e a mente em sintonia. O método adotado foi o da cartografia, com coleta das informações exclusivamente em meio digital, através de questionários, entrevistas e publicações nas redes sociais. A pesquisa contou com a participação de dois idosos residentes na cidade do Recife, que apontaram o Facebook e o Instagram como território digital. Os resultados indicam que os participantes tiveram a necessidade de se adaptar ao ambiente digital a fim de enfrentar os desafios impostos pela pandemia, tais como o trabalho e o estudo remoto. Além disso, eles ressaltaram as interações sociais como algo fundamental a ser cultivado durante este período. No que diz respeito à aprendizagem inventiva, os participantes demonstraram uma atitude de abertura para lidar com o mundo e acolher as novas experiências decorrentes desse período. Desse modo, pretendeu-se iniciar as discussões sobre a aprendizagem inventiva pela população idosa através das percepções e do discurso dos participantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53803 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marina Feliciano Feitoza.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons