Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53803
Comparte esta pagina
Título : | Aprendizagem inventiva e o papel da tecnologia na vida dos idosos durante a pandemia de covid-19 |
Autor : | FEITOZA, Marina Feliciano |
Palabras clave : | Psicologia cognitiva; Aprendizagem de adultos; Pessoas da terceira idade; Tecnologia apropriada; Relações humanas; Epidemias; Infecções respiratórias |
Fecha de publicación : | 20-abr-2023 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | FEITOZA, Marina Feliciano. Aprendizagem inventiva e o papel da tecnologia na vida dos idosos durante a pandemia de covid-19. 2023. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. |
Resumen : | A pandemia de COVID-19 causou mudanças significativas em todo o mundo, afetando especialmente a população idosa. Restrições sociais foram impostas com o objetivo de conter a propagação da doença, limitando a capacidade dos idosos de se encontrar pessoalmente com amigos e familiares. Para superar esse desafio, muitos tiveram que aprender a utilizar tecnologias digitais para manter a comunicação, o trabalho e outras atividades que passaram a ser realizadas remotamente. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi compreender a aprendizagem inventiva por dois idosos no uso das tecnologias para a comunicação em meio digital, no contexto da pandemia provocada pelo COVID-19. Para alcançar esse objetivo, utilizou-se a teoria da aprendizagem inventiva, a qual concebe a aprendizagem não como uma repetição mecânica, mas como uma atividade inventiva, problematizadora e singular que envolve o corpo e a mente em sintonia. O método adotado foi o da cartografia, com coleta das informações exclusivamente em meio digital, através de questionários, entrevistas e publicações nas redes sociais. A pesquisa contou com a participação de dois idosos residentes na cidade do Recife, que apontaram o Facebook e o Instagram como território digital. Os resultados indicam que os participantes tiveram a necessidade de se adaptar ao ambiente digital a fim de enfrentar os desafios impostos pela pandemia, tais como o trabalho e o estudo remoto. Além disso, eles ressaltaram as interações sociais como algo fundamental a ser cultivado durante este período. No que diz respeito à aprendizagem inventiva, os participantes demonstraram uma atitude de abertura para lidar com o mundo e acolher as novas experiências decorrentes desse período. Desse modo, pretendeu-se iniciar as discussões sobre a aprendizagem inventiva pela população idosa através das percepções e do discurso dos participantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53803 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marina Feliciano Feitoza.pdf | 3,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons